Exclusivo Com um olho nos VC e outro no PRRpremium

Depois de ver reduzido em mais de metade o investimento dos venture capital, o ecossistema de empreendedorismo antecipa maior liquidez na segunda metade de 2024.

  Este artigo integra a segunda edição do ECO magazine, tendo sido atualizado, que pode comprar aqui.Depois de um ano de apertar torneiras dos fundos de venture capital (VC), o ecossistema de empreendedorismo olha para 2024 com otimismo q.b. “ Tenho a perspetiva de que a partir do segundo semestre haja condições para retomar um maior volume de investimentos destinados a startups, quer no early stage, quer no later stageparticularmente penalizado em 2023”, aponta António Dias Martins, diretor-executivo da Startup Portugal. O ano de 2023 foi ‘seco’ para o ecossistema. O total de capital VCno mundo em 2023 rondou os 73 mil milhões de dólares, uma derrapagem face aos 105.9 mil milhões de 2022, segundo o TechCrunch. Em Portugal, estima-se uma quebra “de mais de 50%”, aponta Dias Martins.

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.