Grupo português compra duas empresas no Reino Unido e na Polónia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Março 2024

A Metalogalva anunciou a compra da britânica Fabrikat, líder em iluminação pública, e a especialista polaca em estruturas de transmissão de energia, Contec Kromiss.

A Metalogalva adquiriu a empresa britânica Fabrikat (Nottingham) Limited, líder no Reino Unido em iluminação pública, e a polaca Contec Kromiss, vocacionada para o setor dos postes tubulares de baixa, média e alta tensão, que, no seu conjunto, faturaram 42 milhões de euros em 2023.

Em comunicado, a multinacional portuguesa detalha que a Fabrikat conta com 92 trabalhadores e alcançou um volume de negócios de 25 milhões de euros no ano passado, enquanto a Contec Kromiss – cuja aquisição foi feita através da Tecpoles, empresa polaca que faz parte da Metalogalva desde 2021 – emprega 124 funcionários e faturou 17 milhões de euros no último ano.

Com atividade desenvolvida nas áreas da engenharia, produção e montagem de estruturas metálicas, especialmente no segmento das colunas de iluminação e guarda-corpos, as soluções oferecidas pela britânica Fabrikat incluem ainda a realização de ensaios não destrutivos e elétricos para aferir a resiliência e fiabilidade estrutural, revela a Metalogalva.

A aquisição da Contec Kromiss visa, por sua vez, “fortalecer a posição do grupo trofense no mercado polaco e na Europa Central, onde a Metalogalva tem vindo a crescer de forma significativa nos últimos anos”, adicionando ao seu portfólio na Polónia “uma unidade industrial com capacidade de fabrico de torres tubulares de grande altura para transmissão de energia, telecomunicações e iluminação técnica”.

Embora se afirme “muito satisfeito” com estas operações, o presidente do conselho de administração da Metalogalva, Sérgio Silva, sublinha: “Continuamos atentos a potenciais oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico com vista a fortalecer a nossa posição de líder europeu”.

A multinacional portuguesa, que emprega mais de 1.700 pessoas e tem presença ativa em 12 países e quatro continentes, pretende manter as duas empresas independentes e com a totalidade dos trabalhadores, tendo em vista a “otimização das integrações” no grupo e “o potenciamento das sinergias que daí resultarão”.

Em 2023, a empresa do VigentGroup adquiriu a metalomecânica Electrofer, na Marinha Grande, que conta com mais de 250 funcionários. Para este ano, a Metalogalva prevê alcançar um volume de negócios consolidado superior a 530 milhões de euros, depois de ter faturado 441 milhões de euros no ano passado.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo português compra duas empresas no Reino Unido e na Polónia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião