Autoridades escrutinam mais de 850 anúncios publicitários de imóveis
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) revelou que, após fiscalizar mais de 850 anúncios imobiliários online, identificou 11 infrações em oito diferentes plataformas de comercialização de imóveis.
Numa recente operação de vigilância sobre a publicidade imobiliária, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) analisou mais de 850 anúncios em diferentes plataformas digitais, que resultou na identificação de 11 infrações e o envolvimento de oito operadores económicos.
A informação foi divulgada este sábado num comunicado publicado pela DGC, que sublinha a ação rigorosa da autoridade na proteção dos direitos dos consumidores, além de esclarecer que a fiscalização incidiu especialmente em sites de operadores económicos e plataformas online conhecidas no setor imobiliário, incluindo Idealista, Imovirtual, Casa Sapo e OLX.
Esta iniciativa insere-se no âmbito das responsabilidades da DGC enquanto entidade pública dedicada à defesa do consumidor, evidenciando o seu compromisso em assegurar a transparência e a legalidade no mercado de imóveis.
Durante a ação foram analisadas 852 mensagens publicitárias de 73 empresas de mediação imobiliária, com franchising em Portugal. Entre as mensagens analisadas, a DGC detetou 11 casos de infrações e oito operadores infratores.
As infrações detetadas correspondem a “falta de indicação, nos anúncios, da área útil da habitação, que é um dos elementos que deve constar obrigatoriamente na publicidade à venda de imóveis”, esclarece.
A DGC destaca que, no âmbito da ação, se verificou “uma elevada taxa de cumprimento, tanto no que diz respeito ao universo de mensagens publicitárias analisadas (98%), como no que se refere ao universo de operadores abrangidos (89%)”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoridades escrutinam mais de 850 anúncios publicitários de imóveis
{{ noCommentsLabel }}