Hoje nas notícias: Galp, Autoeuropa e fogos

  • ECO
  • 12 Março 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Galp admite que o contexto fiscal em Portugal “pode funcionar como acelerador ou travão de uma decisão de investimento”. O Estado aumentou em até 70% o preço máximo para conseguir alugar aeronaves de combate a fogos. Augusto Santos Silva defende que PS e PSD negoceiem em matérias essenciais durante a próxima legislatura. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Carga fiscal pode ser travão aos investimentos da Galp

Os projetos que a Galp tem na calha para Portugal, designadamente 650 milhões para descarbonizar a refinaria de Sines e cerca de mil milhões para construir, a par com a Northvolt, uma refinaria de lítio em Setúbal, “dependem de um equilíbrio entre riscos e rentabilidade”, disse fonte da petrolífera ao Jornal Negócios, admitindo que a carga fiscal no país pode “funcionar como acelerador ou travão de uma decisão de investimento”. Recentemente, a administradora financeira da empresa, Maria João Carioca, tinha alertado para a “pesada tributação” na Península Ibérica, que espera que não impeça a Galp de “avançar mais depressa na região”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Autoeuropa dá prémios até 6 mil euros em três anos

A administração e a comissão de trabalhadores (CT) da Autoeuropa negociaram um aumento salarial de 6,8% para este ano, num mínimo de 100 euros. Os prémios resultantes das negociações (prémio de objetivos, majoração 2024, prémio de lançamento de novo modelo automóvel) poderão chegar a 6.000 euros até 2026, de acordo com um comunicado da CT. Assim, está previsto um prémio de lançamento do novo modelo de 50% do salário médio, para operadores, ou do salário individual, para os especialistas, a pagar em outubro de 2025. O prémio de objetivos de 2024 será, por sua vez, majorado a 150%.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Estado subiu até 70% preço máximo para conseguir alugar aeronaves de combate a fogos

Para conseguir ter meios aéreos de combate aos incêndios rurais disponíveis em 2023, o Estado teve de subir em até 70% o preço máximo de alguns lotes em sucessivos concursos de aluguer destes aparelhos. Ainda assim, no ano passado, o dispositivo de combate tinha apenas 27 aeronaves a operarem a 15 de maio, quando deviam estar prontas a voar 34. Os 72 aparelhos previstos para 1 de junho só estiveram no terreno a partir de 6 de setembro, a três semanas do fim daquela que tradicionalmente é considerada a pior época dos incêndios rurais.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“Estamos a assistir a um recuo no progresso social”

O presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE) nota um recuo na política que emergiu do Pacto Ecológico Europeu e também no progresso social. “Vejo isto com grande preocupação. (…) Mas a verdade é que este Green Deal não é, ao mesmo tempo, um acordo social”, aponta Oliver Röpke, em entrevista ao Público. A três meses das eleições para o Parlamento Europeu, o presidente do órgão consultivo europeu que junta associações de empregadores, sindicatos e outras organizações, defende que o reforço da democracia se faz dando mais espaço à sociedade civil e combatendo a desinformação.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Santos Silva defende “negociação e compromisso” entre PS e PSD em matérias essenciais

Sem querer comprometer-se com uma análise aos possíveis cenários de governabilidade, Augusto Santos Silva entende que os resultados eleitorais de domingo colocam o PS no “lugar da oposição”. No entanto, o ex-ministro socialista considera que há matérias que “aconselham a que haja diálogo, cedência mútua, negociação e compromisso entre os dois partidos, ou entre o Governo e a oposição”. “Uma área que está mesmo a pedir isso é área da justiça”, exemplifica, em declarações à Renascença. O ainda presidente da Assembleia da República defende que o importante é “contribuir para a estabilidade” e não “estar a imaginar já a próxima catástrofe”.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Galp, Autoeuropa e fogos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião