5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 13 Março 2024

O Livre é o segundo partido a ser ouvido em Belém. No mesmo dia em que serão divulgados os dados referentes à construção em Portugal, assim como os dados do PIB dos G20.

As audiências aos partidos políticos continuam no Palácio de Belém esta tarde com o Livre a ser o segundo ouvido por Marcelo Rebelo de Sousa. A nível económico destaque para a divulgação dos resultados financeiros da Altice e da Sonae e dos dados relativos à construção em Portugal pelo INE.

Livre será ouvido por Marcelo Rebelo de Sousa

A segunda das oito audiências aos partidos políticos com assento parlamentar no Palácio de Belém terá lugar esta tarde com o Livre a ser ouvido às 17 horas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O partido liderado por Rui Tavares foi um dos que mais cresceu nas eleições legislativas, quadruplicando a sua representação parlamentar, passando agora a quatro deputados.

Sonae apresenta resultados financeiros

A Sonae, dona da cadeia de retalho Continente, prepara-se para apresentar os resultados do quarto trimestre de 2023, antes da abertura da bolsa de Lisboa. Nos primeiros nove meses de 2023, o grupo registou lucros de 135 milhões de euros em relação ao mesmo período em 2022. Também o volume de negócios cresceu, este para 10% em termos homólogos. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentou 7% para 581 milhões de euros, com a margem a cair 0,3 pontos percentuais.

Como evolui o setor da construção em Portugal?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados dos Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção referentes a janeiro deste ano. Segundo os últimos dados lançados pelo INE, a produção na construção aumentou 5,2% em novembro de 2023, em termos homólogos, menos 0,3 pontos percentuais do que o mês anterior.

Altice Portugal presta contas

A Altice Portugal vai divulgar esta quarta-feira os mais recentes resultados financeiros e operacionais. No terceiro trimestre de 2023 as receitas subiram 9,1% face ao trimestre homólogo, para 742 milhões de euros. Também o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 20,3% em termos homólogos para os 281 milhões de euros que a Altice atribuiu à “disciplina dos custos operacionais”.

OCDE revela dados do PIB das 20 maiores economias do mundo

A OCDE vai relevar os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) das principais 20 economias do mundo (G20) referentes ao último trimestre de 2023. Os últimos dados divulgados mostram um abrandamento do crescimento anual do PIB de 2,9 no terceiro trimestre, face ao crescimento homólogo de 3,6% no segundo trimestre do ano. Na frente do crescimento do G20 esteve a Índia, que terminou o terceiro trimestre com uma taxa de crescimento homóloga de 7%, mas a China também se destacou com uma taxa de crescimento anual média de 4,9% entre julho e setembro. No sentido oposto tem estado a Arábia Saudita, que apresentou pelo segundo trimestre consecutivo uma taxa de crescimento homóloga negativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião