Portugal entre países da OCDE onde desemprego não mexeu no arranque do ano
Taxa de desemprego da OCDE fixou-se em 4,8% no arranque do ano, estável face ao mês anterior. Em 23 países não mexeu no arranque do ano, incluindo em Portugal, onde se situou em 6,5%.
Apesar dos desafios (nacionais e internacionais), o mercado de trabalho parece estar estável. Portugal ficou mesmo entre os 23 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde o desemprego não mexeu entre dezembro e janeiro, mantendo-se em 6,5%.
“A taxa de desemprego da OCDE manteve-se, grosso modo, estável em 4,8% em janeiro de 2024, estando abaixo dos 5% desde julho de 2022. Essa taxa não teve alterações em 23 países da OCDE em janeiro, aumentou em seis países e decresceu apenas em três países“, sublinha a organização, numa nota divulgada esta quinta-feira.
Quanto à União Europeia e à Zona Euro, indica-se que a taxa de desemprego também estabilizou, neste caso, em 6% e 6,4%, respetivamente. “Em janeiro de 2024, a taxa estabilizou ou aumentou na maioria dos países da Zona Euro que também fazem parte da OCDE. Só na Áustria recuou”, é realçado.
Em Portugal, a taxa de desemprego situou-se em 6,5% em janeiro, estável face ao mês anterior. Ainda assim, Portugal mantém-se acima da média comunitária, da área da moeda única e da OCDE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal entre países da OCDE onde desemprego não mexeu no arranque do ano
{{ noCommentsLabel }}