Os estágios devem ser remunerados? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.
Um terço dos estagiários europeus não são remunerados, e isso pode agravar a desigualdade, alertou recentemente o Tribunal de Contas Europeu. Afinal, mesmo não tendo experiência no mercado de trabalho, esses jovens devem ser pagos? Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro“, o CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, junta-se a nós para discutir esta questão, defendendo que os estagiários “geram valor”, mesmo com um currículo ainda magro.
Ouça o episódio no leitor abaixo ou através deste link.
“Muitas vezes, penso que as empresas que acabam por fazer estágios não remunerados interpretam a passagem de conhecimento como sendo um pagamento suficiente. Penso que hoje é a capacidade de entrega dos jovens, vemos que conseguem entregar valor. Se entregam valor, devem ser remunerados“, defende o CEO.
Ainda assim, António Carlos Rodrigues sublinha que, mais do que o dinheiro, os estagiários valorizam as perspetivas de progressão na carreira. “O que mais valorizam é a perspetiva de carreira. Melhor que lhes darmos mais valor é crescer na função”, salienta.
Falamos também de atração de talento, num setor que sofre de escassez de profissionais, e do impacto dos impostos nessa dinâmica.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Neste mês de março, vamos explorar essa questão do ponto dos estágios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os estágios devem ser remunerados? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”
{{ noCommentsLabel }}