EDP Renováveis assegura 100 MW de armazenamento de energia nos EUA
O acordo de serviço de armazenamento de energia, por um período de 15 anos, com a Redwood Coast Energy Authority, no Condado de Humbolt, “deverá entrar em funcionamento em 2025”, segundo a empresa.
A EDP Renováveis (EDPR) fechou um acordo de armazenamento de energia, por 15 anos, nos EUA, num total de cerca de 100 megawatts (MW), anunciou esta terça-feira, num comunicado publicado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A empresa revelou que “através da sua subsidiária EDP Renewables North America LLC, assegurou um acordo de serviço de armazenamento de energia por um período de 15 anos com a Redwood Coast Energy Authority (RCEA)” no Condado de Humbolt, Califórnia, “para vender a energia fornecida pela instalação Sandrini BESS de 92 MWac” de “armazenamento de energia com baterias de íon de lítio”.
Segundo a EDPR o projeto “deverá entrar em funcionamento em 2025”, sendo que “o Sandrini BESS constituirá um complemento ao projeto Sandrini Solar de 100 MW, também contratado com a RCEA e que deverá estar operacional durante 2024, podendo ser abastecido quer a partir da produção solar quer da energia da rede”.
Este acordo, disse a empresa, “marca um passo significativo para a EDPR no domínio do armazenamento de energia, sublinhando a importância estratégica da integração de soluções de armazenamento com outras tecnologias”.
Segundo o grupo, “a co-localização do armazenamento com estas fontes renováveis oferece inúmeros benefícios, incluindo maior estabilidade da rede, melhor gestão de energia e a capacidade de armazenar o excesso de energia gerada durante os períodos de pico de produção”, o que, “não só otimiza a utilização de energias renováveis, mas também desempenha um papel crucial no apoio à transição para um sistema energético mais sustentável e resiliente”.
A empresa indicou ainda que “já garantiu 58% do objetivo de 17 GW [gigawatts] de adições de capacidade total para 2023-2026, apresentado no Capital Markets Day de março de 2023”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis assegura 100 MW de armazenamento de energia nos EUA
{{ noCommentsLabel }}