Custo dos danos segurados em Taiwan podem chegar a 8 mil milhões de dólares
A Globaldata prevê que as seguradoras vão resistir financeiramente, também porque o fundo sísmico retém a maioria do risco e transfere o restante para resseguradoras nacionais e internacionais.
Os danos provocados pelo terramoto de magnitude 7.4 que teve epicentro na zona sísmica de Huelien, na costa leste de Taiwan que estão segurados situam-se entre os 5 mil e 8 mil milhões de dólares, segundo a empresa de análises CoreLogic, avança o Asian Insurance Review.
O diretor de resposta a catástrofes da CoreLogic, Jon Schneyer, disse que as perdas seguradas incluem danos causados por incêndios e pelos tremores de terra apenas em propriedades residenciais, comerciais, industriais e agrícolas. Dessa maneira, não incluem dados sobre danos a edifícios governamentais e infraestruturas de transporte, como pontes ou estradas. Além disso, estes dados não consideram franquias ou limites de apólice aplicadas nem excluíam perdas cedidas à Taiwan Residential Earthquake Insurance Fund (TREIF), fundo sísmico estabelecido em Taiwan em 1999.
A GlobalData prevê que as seguradoras vão resistir ao impacto financeiro do terramoto. As respostas governamentais, como o fundo sísmico, deverão a atenuar maioria das perdas. Aliás, o “seguro contra terramotos subscritos pelas seguradoras é cedido ao TREIF que detém a maioria do risco e o transfere o restante para resseguradoras nacionais e internacionais. Desde 1 de abril, o limite de assunção de responsabilidade sobre os riscos de seguros contra sismos residenciais foi aumentado para 3,7 mil milhões de dólares.
“Por estar situado numa das três principais regiões sísmicas do mundo, Taiwan é propenso a calamidades naturais, especialmente terramotos. Consequentemente, a penetração dos seguros contra terramotos é moderadamente elevada em Taiwan e espera-se que o atual terramoto resulte em elevados sinistros para as seguradoras e resseguradoras locais”, explica Aarti Sharma, analista de seguros da GlobalData. As seguradoras poderão reavaliar a sua exposição ao risco e ajustar os prémios para manter rentabilidade, refere a analista.
Consequentemente, prevê-se que os seguros de danos patrimoniais cresçam de 1,7 mil milhões de dólares em 2024 para 2,2 mil milhões de dólares em 2028 em volume de negócios. Assim como o crescimento da procura por apólices contra incêndios e riscos naturais que cubram o seguro contra terramotos entre 2024 e 2025. Nessa altura as apólices contra incêndio e desastres naturais deverão representar 80.4% de todos os seguros de bens.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Custo dos danos segurados em Taiwan podem chegar a 8 mil milhões de dólares
{{ noCommentsLabel }}