Montenegro espera descida das taxas de juro pelo BCE já em junho
Montenegro tem a expectativa que "talvez já em junho, as taxas de juro possam tornar a baixar. É importante para as famílias portuguesas, é importante para o financiamento das empresas".
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou esta sexta-feira a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) possa descer as taxas de juro já em junho, embora salvaguardando a independência deste regulador.
No debate preparatório do Conselho Europeu de 17 e 18 de abril, na Assembleia da República, Luís Montenegro foi desafiado pela líder parlamentar do PCP, Paula Santos, a “não ser complacente com esta situação”, dizendo que Portugal é dos países mais prejudicados com a política monetária do BCE.
“Nós temos a expectativa de que, nos próximos meses, talvez já em junho, as taxas de juro possam tornar a baixar. É importante para as famílias portuguesas, é importante para o financiamento das empresas portuguesas, que possamos ter um quadro de financiamento que seja suportável para nos garantir melhor qualidade de vida e mais competitividade”, afirmou.
Ainda assim, o primeiro-ministro salvaguardou ser necessário respeitar não só a independência do BCE mas também o objetivo na base das suas decisões, conter qualquer movimento de subida das taxas de juro.
“Não estou a defender que não há condições para baixar as taxas de juro, eu creio que há, mas nós todos temos interesse em conter qualquer movimento de tornar a ver a taxa de inflação a subir. Essa subida seria ainda mais penalizadora para a vida das pessoas e empresas do que esta política mais defensiva do BCE”, disse.
“Repito: ainda assim a nossa expectativa é que essa descida possa ocorrer já no próximo mês de junho”, afirmou. Na quinta-feira, o BCE deixou as taxas de juro inalteradas pela quinta vez consecutiva, mas começou a preparar terreno para uma possível descida em junho se a inflação continuar a sua dinâmica de descida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro espera descida das taxas de juro pelo BCE já em junho
{{ noCommentsLabel }}