Produção automóvel em Portugal aumenta 4,7% no primeiro trimestre
Entre janeiro e março deste ano, apenas a produção de ligeiros de mercadorias caiu face ao mesmo período de 2023. Europa continua a liderar exportações nacionais no setor automóvel.
A produção automóvel em Portugal atingiu 95.582 veículos no primeiro trimestre deste ano, mais 4,7% em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com a informação divulgada esta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Do total de automóveis produzidos entre janeiro e março, 77.374 são ligeiros de passageiros (mais 9,7% face aos primeiros três meses do ano passado), 16.833 são ligeiros de mercadorias (menos 13,2%) e 1.375 são veículos pesados (mais 2,4%).
Porém, olhando apenas para os dados relativos a março, verificou-se uma quebra homóloga de 20,2% na produção automóvel em território nacional, num total de 31.732 veículos automóveis – dos quais 26.193 são ligeiros de passageiros (-17,5%); 5.117 são ligeiros de mercadorias (-31,2%); e 422 são veículos pesados (-23,8%).
Dos mais de 95 mil veículos fabricados em Portugal nos primeiros três meses do ano, 98,4% tiveram como destino o mercado externo, o que, segundo a ACAP, “confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel”, ao contribuir de “forma significativa” para a balança comercial portuguesa.
O mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional continua a ser a Europa (79,8%), onde se destacam a Alemanha (22,3%), a Itália (12,7%), Espanha (9,5%) e a França (9,3%).
Em termos de grandes regiões, o mercado africano, liderado pela Argélia (10,2%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis produzidos em Portugal, com 12,7% das exportações, enquanto a Ásia ocupa o terceiro lugar, com 3,8% das exportações.
Quanto à montagem de veículos pesados, contabilizam-se 35 veículos pesados montados em Portugal no mês de março, o que equivale a um aumento de 250% face a igual período do ano anterior.
Em termos acumulados, a montagem de veículos pesados teve um crescimento homólogo de 69,6% no primeiro trimestre deste ano, para 78 veículos.
A ACAP revela ainda que, até março, foram exportados 55,1% dos veículos pesados montados em Portugal, correspondendo a 43 unidades. O Reino Unido (67,4%) e a Alemanha (32,6%) foram os únicos destinos destas exportações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção automóvel em Portugal aumenta 4,7% no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}