Iplexmed e a Greenmetris.AI vencem Prémios EmpreendeXXI
Startups de Braga e Lisboa vão receber um prémio monetário de 6.000 euros, acesso a um programa de formação internacional ministrado pelo MIT de Boston (EUA) e mentoring especializado.
A Iplexmed e a Greenmetris.AI são as startups vencedoras da 7.ª edição dos Prémios EmpreendeXXI, promovidos pelo BPI. Vão receber um prémio monetário de 6.000 euros, acesso a um programa de formação internacional ministrado pelo MIT de Boston (EUA) e mentoring especializado.
Sedeada em Braga, a Iplexmed está a desenvolver dispositivos de diagnóstico médico, rápidos e portáteis. “O objetivo é tornar o diagnóstico clínico rápido e acessível, tanto durante as consultas médicas como eventualmente nas casas dos pacientes, desse modo podem identificar infeções que, de outra forma, poderiam passar despercebidas”, pode ler-se em comunicado.
A Iplexmed foi considerada a startup mais inovadora do Norte e Centro de Portugal. Já a Greenmetrics.AI – que através “da implementação de sensores inteligentes e análise de dados avançada” quer ajudar as cidades e comunidades a responder às “mudanças extremas e a otimizar o uso de recursos naturais” – venceu no Sul e Ilhas.
Nesta edição, a Glooma, que atua na monitorização da saúde mamária, foi ainda distinguida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), parceira dos prémios, através do programa Born from Knowledge (BfK). Recebeu um prémio monetário de 2.500 euros.
Todas as empresas candidatas (incluindo as vencedoras territoriais) concorrem a nível ibérico, aos 12 Prémios “Desafios do Amanhã” (com 6 categorias e 12 subcategorias). As vencedoras recebem um prémio de 12 mil euros.
Serão ainda atribuídos dois prémios especiais de 9.000 euros cada. O Prémio de Sustentabilidade para a empresa mais sustentável, de acordo com critérios ESG, e o Prémio Deeptech para a inovação tecnológica mais disruptiva.
“Os vencedores vão ter acesso a um programa de acompanhamento e formação num hub de inovação de referência internacional e participar nos Investors Day EmpreendeXXI” e participar no programa DayOne Open Innovation, para realizar uma prova de conceito ou piloto com o CaixaBank.
Desde a sua criação, em 2007, o programa investiu 7,5 milhões de euros em prémios, beneficiando mais de 465 empresas. Participaram mais de 10.700 startups.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Iplexmed e a Greenmetris.AI vencem Prémios EmpreendeXXI
{{ noCommentsLabel }}