Fernando Araújo apresenta demissão da Direção Executiva do SNS
Fernando Araújo espera que "esta difícil decisão" permita ao novo Ministério da Saúde "executar as políticas e medidas que considere necessárias".
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), Fernando Araújo, apresentou a demissão ao Ministério da Saúde. A decisão acontece apesar de, “na primeira, e única reunião tida com a Tutela”, ter sido “transmitido pela DE-SNS [Direção Executiva do SNS] a abertura para a continuidade de funções”.
De acordo com o comunicado enviado ao gabinete de Ana Paula Martins, esta terça-feira, Fernando Araújo garante que “esta difícil decisão permitirá que a nova tutela possa executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida, evitando que a atual DE-SNS possa ser considerada um obstáculo na sua concretização“.
Fernando Araújo leva consigo o resto da equipa da DE-SNS, com ressalva de que saem “com a noção de que” fizeram “tudo o que tinha sido planeado”. Reconhece ainda assim que tenham sido cometidos “erros”, “mas o tempo foi sempre curto para executar uma reforma desta dimensão”.
O pedido apresentado por Fernando Araújo e a restante equipa deverá produzir efeitos ao “dia seguinte” a ser apresentado o relatório da atividade “exigido pela Tutela“, que deverá ser entregue num prazo de 60 dias.
“Não nos furtamos a apresentar o documento solicitado, que já começamos a elaborar, até porque pensamos que se trata não apenas de uma responsabilidade, como de um dever”, sublinha o responsável. Embora a equipa saia mais cedo do que o previsto, Araújo garante que não foi apresentado um pedido de “indemnizações legais”.
No comunicado, Fernando Araújo agradece à equipa, aos profissionais do setor com quem trabalhou e ainda ao Governo de António Costa, que o nomeou para o cargo, garantindo que exerceu as “funções com imensa honra”, “um sentido de dever público” e “privilégio”, anunciando que irá voltar à atividade de professor universitário e médico do SNS.
Notícia atualizada pela última vez às 19h21
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fernando Araújo apresenta demissão da Direção Executiva do SNS
{{ noCommentsLabel }}