SATA nomeia administração transitória até à escolha de novo conselho
A SATA nomeou Carla Neto para assumir a administração financeira das companhias aéreas do grupo e garantir o quórum. Atual conselho ficará em funções até à escolha de um novo pelo Governo Regional.
O conselho de administração da SATA nomeou a atual responsável pela direção financeira, Carla Neto, para ser a nova administradora financeira do grupo, preenchendo o lugar deixado vago por Dinis Modesto. Atual conselho fará a transição até ser nomeado um novo, incluindo o presidente que substituirá Teresa Gonçalves.
“Na sequência da saída da presidente do conselho de administração e do administrador com o pelouro financeiro, o restante conselho de administração da SATA Holding, composto pelo Eng. José Carlos Laia Roque, pelo Dr. Bernardo António Oliveira e pelo Dr. João Crispim Ponte, cooptou a Dra. Carla Neto, atualmente responsável na direção financeira da empresa, para assumir o cargo de administradora com o pelouro financeiro“, afirma a companhia aérea açoriana num comunicado interno a que o ECO teve acesso.
“O conselho de administração da SATA Holding ficará, assim, com quatro membros efetivos prosseguindo com o trabalho que vinha sendo realizado, de reestruturação e de recuperação das companhias desta empresa emblemática e essencial para os Açores”, acrescenta.
As alterações foram forçadas pelo pedido de demissão de Teresa Gonçalves, a 9 de abril, com efeitos a partir do fim do mês. A presidente executiva, que há um ano substitui Luís Rodrigues, atual CEO da TAP, alegou “motivos pessoais” para a saída.
A decisão foi conhecida logo após a entrega do relatório final do concurso público para a privatização da Azores Airlines, em que apenas um candidato foi considerado válido, o consórcio Newtour/MS Aviation, mas com o júri a manifestar fortes reservas. Os sindicatos também se opuseram à escolha.
O conselho de administração, ainda com Teresa Gonçalves ao leme, acabaria por dar um parecer negativo à venda. A decisão final cabe ao Governo Regional que, segundo o ECO apurou, poderá anunciá-la ainda esta quinta-feira.
As mudanças da administração estendem-se às duas transportadoras aéreas do grupo, a SATA Internacional – Azores Airlines e a SATA Air Açores, bem como à SATA Gestão de Aeródromos. Bernardo Oliveira e João Crispim Ponte foram nomeados como administradores não executivos e Carla Neto como administradora executiva.
“O conselho de administração encontra-se operacional e capaz de assumir a gestão diária do Grupo e das participadas, aguardando a nomeação, por parte do acionista, o Governo Regional dos Açores, de um novo conselho de administração“, afirma a SATA no mesmo comunicado interno.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SATA nomeia administração transitória até à escolha de novo conselho
{{ noCommentsLabel }}