Turquia suspende trocas comerciais com Israel
Em abril, a Turquia já havia restringido as exportações para Israel de mercadorias como produtos de aço, ferro e alumínio. Telavive acusa Ancara de quebrar acordos internacionais de comércio.
A Turquia suspendeu as trocas comerciais com Israel a partir desta quinta-feira, de acordo com dois funcionários citados pela Bloomberg. O Governo turco, porém, ainda não anunciou formalmente a medida.
Em 2023, o comércio entre os dois países ascendeu a 6,8 mil milhões de euros, sendo que 76% deste valor correspondeu a exportações de Ancara para Telavive, segundo dados do instituto de estatística da Turquia.
O Ministério do Comércio turco já havia anunciado, em meados de abril, restrições a exportações para Israel de uma série de mercadorias, incluindo produtos de aço, ferro e alumínio.
“Esta decisão vai permanecer em vigor até que Israel declare um cessar-fogo imediato e permita a continuação do acesso da ajuda humanitária a Gaza”, declarou, na altura, o ministério, depois de, alegadamente, o Governo israelita ter bloqueado um pedido turco de envio de ajuda humanitária para a região.
Em reação à decisão desta quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel disse que o Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, está a violar acordos internacionais ao bloquear os portos para as importações e exportações israelitas.
“É assim que um ditador se comporta, desrespeitando os interesses do povo e dos empresários turcos e ignorando os acordos comerciais internacionais”, escreveu o governante, na sua conta na rede social X (antigo Twitter), anunciando que está a procurar “alternativas” ao comércio com a Turquia, com foco “na produção local e nas importações provenientes de outros países”.
Tweet from @Israel_katz
A decisão da Turquia surge um dia depois de o Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciar que pretende cortar todas as relações diplomáticas com Israel, descrevendo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu como um “genocida”.
“Amanhã [esta quinta-feira], as relações diplomáticas com o Estado de Israel serão cortadas”, declarou Petro na quarta-feira, num discurso aos seus apoiantes em Bogotá, em que anunciou também a suspensão da compra de armas fabricadas por aquele país, um dos principais fornecedores das forças de segurança colombianas.
A Colômbia, juntamente com o Brasil, está a apoiar o processo histórico apresentado pela África do Sul contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), em Haia, por alegada violação da Convenção sobre o Genocídio de 1948.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turquia suspende trocas comerciais com Israel
{{ noCommentsLabel }}