Primeiro-ministro da Eslováquia foi alvejado e está “entre a vida de morte”

  • Lusa
  • 15 Maio 2024

A tentativa de assassinato teve lugar em frente à Casa da Cultura em Handlova, a cerca de 150 quilómetros da capital. Um suspeito foi detido.

O primeiro-ministro da Eslováquia está “entre a vida e morte” depois de ter sido alvejado em Handlova, a cerca de 150 quilómetros da capital. Robert Fico foi baleado “várias vezes e está atualmente em condições de risco de vida”, de acordo com a sua página oficial no Facebook.

O ministro da Defesa Robert Kalinak indicou, entretanto que o líder eslovaco estava a ser submetido ao fim da tarde a uma cirurgia “muito complicada”, que iria durar três horas e meia. “Está absolutamente claro” que o atentado contra Fico “foi um ataque político” e merece uma reação em conformidade, acrescentou junto ao Hospital Roosevelt, na localidade de Banská Bystrica, no centro do país, para onde o líder eslovaco foi transferido de helicóptero após sofrer o ataque.

A estação de televisão TA3 informou que um suspeito foi detido, enquanto a agência noticiosa eslovaca TASR avançou que o vice-presidente do Parlamento, Lubos Blaha, confirmou o incidente. Blaha falava numa sessão do Parlamento, cujo funcionamento está suspenso até ordem em contrário.

 

A tentativa de assassinato teve lugar em frente à Casa da Cultura local, onde o primeiro-ministro se encontrava com os seus apoiantes. A polícia isolou o local. Um repórter do jornal diário Dennik N daily ouviu tiros e depois viu os socorristas a transportar o primeiro-ministro para um carro.

 

Montenegro condena “ato inaceitável e bárbaro de violência política”

O primeiro-ministro Luís Montenegro reagiu ao ataque, condenando “com toda a veemência” aquilo que considera ser um ato “inaceitável e bárbaro de violência política”.

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenou “o vil ataque” ao primeiro-ministro Robert Fico, sublinhando que “tais atos de violência não têm lugar na nossa sociedade e minam a democracia“.

Por seu turno, Olaf Sholz, chanceler da Alemanha diz-se “profundamente” chocado com as notícias, sublinhando que “a violência não deve ter lugar na política europeia”.

Igualmente chocada está a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que também recorreu ao X para condenar o ataque.

 

Notícia atualizada às 20h30 pela última vez.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro-ministro da Eslováquia foi alvejado e está “entre a vida de morte”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião