Shilling lança fundo de 50 milhões de euros com scaleups na mira
Healthech, SaaS, ecommerce, marketplaces e cibersegurança, mas também Machine learning (ML) e soluções disruptivas baseadas em IA são algumas das áreas na mira deste novo fundo.
A Shilling , o braço VC da Draycott SCR, lançou um fundo de 50 milhões de euros com as scaleups na mira. O Shilling Opportunity Fund apoiará startups em fase de crescimento com investimentos de até 5 milhões de euros para a Série A e além. A Coverflex é uma das scaleups em que o fundo já investiu.
“Os empreendedores são a força motriz por trás de avanços sociais e económicos com impacto. À medida que o mercado recupera da estabilização pós-pandemia, o nosso novo fundo apoiará empresas em fase de crescimento à medida que crescem. Com o elevado crescimento esperado do nosso atual portefólio e a forte procura de capital para alimentar esse crescimento, este fundo chega no momento certo para apoiar o ecossistema e marca o próximo passo na nossa missão de construir uma rede forte de empreendedores de sucesso”, diz Hugo Gonçalves Pereira, sócio fundador da Shilling, citado em comunicado.
Com o apoio de três grandes investidores institucionais nacionais e internacionais, mais de 90% da meta do fundo já foi alcançada, informa a Shilling.
Portugal tem um dos mais baixos rácios de investimento VC face ao PIB da Europa — cinco vezes mais baixo do que a média europeia, segundo dados da Atomico –, estando sobretudo focado em financiar startups em fase inicial. Com este novo fundo, o objetivo é apoiar as empresas em fases posteriores de crescimento.
“A Shilling construiu uma comunidade de mais de 200 empreendedores trabalhando juntos para o sucesso. Mantendo os nossos fundos anteriores, o Opportunity Fund também funcionará num modelo de participação nos lucros, distribuindo os retornos do fundo com os fundadores do nosso portefólio e LP fundadores”, acrescenta.
Em abril de 2021, a Shilling já tinha lançado o Shilling Founders Fund — com 30 milhões e depois reforçado com mais 22 milhões — com o mesmo modelo de partilha de resultados.
Através deste novo fundo, o braço VC da Draycott já financiou a ronda de 15 milhões da Coverflex — scaleup que anunciou em fevereiro a sua expansão para Itália, após compra de uma empresa local e, este ano, entrada em Espanha — e tem na mira apoiar projetos altamente tecnológicos e escaláveis, em particular, aqueles que “promovam a digitalização em setores cruciais como healthech, SaaS, ecommerce, marketplaces e cibersegurança”. Machine learning (ML) e soluções disruptivas baseadas em IA em todos os setores e plataformas fintech e insurtech“ são igualmente outras das áreas foco.
Unbabel, Bizay, Uniplaces ou Best Tables — comprada pela TripAdvisor — são algumas das empresas já investidas pela Shilling.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Shilling lança fundo de 50 milhões de euros com scaleups na mira
{{ noCommentsLabel }}