Lagarde vê corte de juros em junho com “inflação sob controlo”
Presidente do BCE diz estar "confiante" de que a inflação na Zona Euro está controlada, razão pela qual vê com "alta probabilidade" um corte dos juros na reunião de 6 de junho.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, indicou que é provável um corte nas taxas de juro no próximo mês perante a contenção das pressões de subida dos preços.
“É um caso de saber se os dados que recebemos reforça o nível de confiança que temos – que vamos ter uma inflação de 2% no médio prazo, que é o nosso objetivo, a nossa missão e dever. Se assim for, há uma forte probabilidade” de uma redução das taxas no dia 6 de junho, referiu Lagarde em entrevista ao canal irlandês RTE One que será transmitida esta terça-feira, citada pela agência Bloomberg.
A líder do BCE adiantou que está “muito confiante” de que a inflação na Zona Euro está “sob controlo”.
“A previsão que temos para o próximo ano e o ano seguinte é de que estamos muito, muito perto do objetivo, senão já no objetivo. Por isso estou confiante de que passamos para uma fase de controlo”, acrescentou.
A taxa de depósito, que se mantém no nível mais elevado de sempre nos 4% desde o outono, deverá ter um corte de 25 pontos base na reunião do conselho de governadores do BCE marcada para 6 de junho, sendo que os analistas esperam mais duas baixas da mesma dimensão em setembro e no final do ano.
Num outro tema, Lagarde disse que a Europa deve preparar-se para a possível eleição de Donald Trump para presidente dos EUA e as consequências que poderão surgir daí “seja através de tarifas ou de outras formas e meios”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lagarde vê corte de juros em junho com “inflação sob controlo”
{{ noCommentsLabel }}