Hoje nas notícias: Agricultura, sondagens e TGV

  • ECO
  • 22 Maio 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os agricultores do Algarve estão otimistas com o alívio nos cortes do abastecimento de água, que o Governo deverá anunciar esta quarta-feira. Se as eleições fossem hoje, a AD e o PS teriam um empate técnico, com a coligação de direita a conseguir uma ligeira vantagem sobre os socialistas. O CEO da Mota-Engil garante que o seu consórcio vai entregar uma proposta ao concurso para o primeiro troço da alta velocidade. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Agricultores algarvios otimistas com alívio de cortes no abastecimento de água

O Governo prepara-se para anunciar, esta quarta-feira, um alívio nos cortes ao abastecimento de água no Algarve. A medida deve estabelecer um corte abaixo dos 20%, transversal para todos os setores da economia, excetuando para a água destinada ao consumo humano, à qual deverá ser aplicada uma restrição menor. Os agricultores da região estão otimistas, esperando que este alívio corresponda às necessidades presentes e futuras o setor agrícola.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Nova sondagem dá empate técnico mas com AD à frente do PS por um ponto

A uma semana do arranque da campanha eleitoral para as eleições europeias, uma nova sondagem, agora do Cesop – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, mostra que, se a votação fosse hoje, a Aliança Democrática (31%) e o PS (30%) teriam um empate técnico, com uma diferença de apenas um ponto percentual. Seguir-se-ia o Chega, com 15%, enquanto os restantes partidos ficam abaixo dos dois dígitos: Iniciativa Liberal com 6%; BE, Livre e CDU empatados com 5% e o PAN apenas com 1%. A sondagem foi realizada entre 13 e 18 de maio, semana em que se realizaram os três primeiros debates televisivos entre os cabeças de lista dos oito principais partidos.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Mota-Engil vai ao primeiro concurso da alta velocidade

Apesar de considerar que “o preço é um desafio” e que o “projeto é complexo”, o presidente executivo da Mota-Engil, Carlos Mota Santos, garante que o consórcio que lidera para a alta velocidade “vai entregar uma proposta ao primeiro concurso” da alta velocidade na ferrovia, para o troço Porto-Oiã (Aveiro). O concurso para a primeira parceria público-privada (PPP) do projeto da alta velocidade Lisboa-Porto foi lançado em janeiro com um preço-base de 1,66 mil milhões de euros, a que se podem somar 480 milhões de fundos europeus.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

“O importante é que o eixo Lisboa-Madrid não exclua o Lisboa-Porto-Vigo”

O embaixador de Espanha em Portugal, Juan Fernández Trigo, considera que a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid vai ser “extraordinariamente benéfica” e que a decisão do Governo português é “compatível” com a alta velocidade entre Lisboa e Porto e a ligação de Porto com Vigo. “Um país precisa de uma coesão nacional e, em Portugal, essa coesão nacional é claramente vertical. Não se entenderia e não queria que Portugal sacrificasse isso por uma coesão, digamos, horizontal, entre Lisboa e Madrid”, afirmou o diplomata espanhol, em entrevista ao DN.

Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Caixa deverá manter atual posição de 15% após IPO da Fidelidade

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) deverá manter a sua participação na Fidelidade, após a Oferta Pública Inicial (IPO) da seguradora, que a Fosun pretende realizar em 2025. Fontes ouvidas pelo Jornal Económico consideram que este será o cenário mais provável, embora seja ainda cedo para determinar de forma conclusiva que será essa a opção do banco público liderado por Paulo Macedo, visto que ainda não há data para a IPO e as perspetivas para a economia global e os mercados financeiros permanecem marcadas pela incerteza.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Agricultura, sondagens e TGV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião