⛽ Gasolina desce 1,5 cêntimos esta semana. Redução no gasóleo meio cêntimo

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,547 euros por litro de gasóleo simples e 1,730 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão voltar a descer esta semana. A gasolina deverá descer 1,5 cêntimos e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá descer meio cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado.

Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,547 euros por litro de gasóleo simples e 1,730 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É necessário recuar a 24 de julho para encontrar valores mais baixos por litro de diesel e a 26 de fevereiro, no caso da gasolina.

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. A redução de impostos determinada pelas medidas atualmente em vigor é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent à sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. É ainda de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo desceram 0,1 cêntimo e os da gasolina 0,4 cêntimos, próximo daquela que foi a estimativa do mercado.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está a cair 0,43% esta sexta-feira, para os 81,51 dólares por barril. Os preços do crude estão há dois dias em queda, pressionados pelos comentários da Fed sobre cortes nas taxas de juros e de o mercado estar a dar sinais de excesso de oferta. Tudo aponta para uma quebra mensal de 7% nos preços do ouro negro.

Os preços do petróleo têm estado sob pressão nas últimas semanas porque os investidores receiam que prolongar as taxas de juro em níveis elevados vai fragilizar a economia norte-americana e, consequentemente, a procura por energia.

Os stocks de gasolina nos EUA surpreenderam com um aumento de dois milhões de barris, contra as expectativas de uma redução de 400 mil e de um aumento da procura nas vésperas do fim de semana do Memorial Day.

Os mercados também aguardam os resultados da reunião da OPEP+, no domingo, com o grupo de países produtores a trabalhar num acordo complexo que permitirá prolongar para 2025 alguns dos forte cortes na produção, avançou a Reuters na quinta-feira, citando fontes próximas das negociações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Gasolina desce 1,5 cêntimos esta semana. Redução no gasóleo meio cêntimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião