AD aproxima-se do PS em nova sondagem para as eleições europeias
Sondagem da Aximage prevê entrada de Chega, IL e Livre no Parlamento Europeu. Bloco perde um dos dois eurodeputados, enquanto a CDU corre o risco de nem eleger. PS desce de nove para oito eleitos.
O PS continua em vantagem na corrida para as eleições europeias (30,6%), mas a Aliança Democrática (26,6%) está a crescer, de acordo com a sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, o DN e a TSF. Embora se mantenha em terceiro lugar, o Chega (15,5%) está a perder gás, seguindo-se a Iniciativa Liberal (7,5%), o Bloco de Esquerda (6,3%), o Livre (5,2%), a CDU (3,5%) e o PAN (1,6%).
Estes resultados permitiriam a estreia do partido de André Ventura no Parlamento Europeu, com até quatro eurodeputados, assim como dos liberais e do Livre — ambos com um deputado. Já os bloquistas perderiam um dos seus dois eurodeputados e a CDU não conseguiria eleger, depois de ter conseguido dois lugares em 2019. Os socialistas passariam de nove para oito eurodeputados e a coligação de centro-direita teria seis candidatos eleitos.
A margem de erro da sondagem, que decorreu entre 17 e 22 de maio, é de cerca de 3,5%, o que significa que o pior resultado possível para o PS (27,1%) fica abaixo do melhor que se projeta para a Aliança Democrática (30,1%). À incerteza provocada por este indicador acrescem os 8% de indecisos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AD aproxima-se do PS em nova sondagem para as eleições europeias
{{ noCommentsLabel }}