Dívida pública cresce 2,5 mil milhões de euros em abril

Esta subida "refletiu o acréscimo de 1,9 mil milhões de euros dos títulos de dívida", indica o Banco de Portugal.

A dívida pública aumentou em 2,5 mil milhões de euros em abril, para atingir 273,4 mil milhões, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta segunda-feira. Depois de uma queda no final do ano passado, a dívida voltou a subir e está agora nos níveis mais altos desde setembro de 2023.

“Esta subida refletiu o acréscimo de 1,9 mil milhões de euros dos títulos de dívida (Bilhetes e Obrigações do Tesouro) e o aumento de 0,7 mil milhões de euros dos empréstimos, sobretudo de curto prazo”, indica o BdP. Em abril, o IGCP realizou três leilões de Obrigações do Tesouro com maturidades entre cerca de dez e vinte anos.

O banco central português indica ainda que os depósitos das Administrações Públicas “totalizaram 12 mil milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 1,8 mil milhões de euros relativamente a março”. Se for deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 4,3 mil milhões de euros, para 261,4 mil milhões de euros.

A dívida pública tinha-se reduzido bastante no final do ano passado, pela mão de Fernando Medina enquanto estava ao leme das Finanças, ficando abaixo dos 100% do PIB. No entanto, os dados do primeiro trimestre mostram que o rácio da dívida pública voltou a superar esse limite, situando-se nos 100,5% no final de março.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública cresce 2,5 mil milhões de euros em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião