Volume de negócios na indústria sobe 7,3% em abril
Volume de negócios na indústria registou uma subida homóloga de 7,3% em abril, depois de ter afundado 12% no mês anterior. INE diz que resultado é indissociável da diferença do número de dias úteis.
Depois de ter afundado 12% em março, o volume de negócios na indústria em Portugal voltou a ganhar fôlego, tendo crescido 7,3% em abril, face ao período homólogo, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“A dinâmica tão distinta dos resultados nestes dois meses é indissociável da diferença do número de dias úteis. Em 2024, abril teve 21 dias úteis e março 20, enquanto em 2023 foram 18 e 23 dias úteis, pela mesma ordem”, justifica o gabinete de estatística. Já na comparação em cadeia, isto é, em termos mensais, o volume de negócios na indústria subiu 1,1% em abril, salienta o INE.
Sem o agrupamento de energia, o volume de negócios cresceu 6,9% em abril, face ao período homólogo e depois do tombo de 12,6% em março.
O instituto adianta ainda que as vendas para o mercado nacional aumentaram 3,9% (contra os -10,7% em março), contribuindo com “2,4 pontos percentuais para a variação do índice total”, enquanto as vendas para o mercado externo “passaram de uma redução de 13,9% em março, para um crescimento de 13% em abril, tendo contribuído com 4,9 pontos percentuais”.
Por agrupamentos, os bens intermédios cresceram 2,5% em abril (contra -16,5% em março), tendo contribuído com 0,8 pontos percentuais para a variação do índice, enquanto os bens de consumo e a energia cresceram 9,8% e 9%, respetivamente, (-10,1% e -9,6% em março), contribuindo com 4,6 pontos percentuais para o índice. Já os bens de investimento dispararam 11% em abril, após a quebra de 8,7% no mês anterior, tendo contribuído com 1,9 pontos percentuais.
Quanto emprego, remuneração e horas trabalhadas estes “registaram variações homólogas de, respetivamente, 0,2% e 6,2% e 9,3% em abril (-0,2%, 6,8% e -8,5% no mês precedente)”, remata o instituto.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h42)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Volume de negócios na indústria sobe 7,3% em abril
{{ noCommentsLabel }}