Saúde vai auditar conselhos de administração dos hospitais

"Temos lideranças fracas. Precisamos de lideranças à frente dos hospitais e à frente dos serviços que sejam mobilizadoras, que atraiam os jovens profissionais e que os tratem bem", disse a ministra.

A ministra da Saúde considera que Portugal tem “lideranças fracas” na Administração Pública, defendendo que os os gestores dos hospitais “têm de ter uma avaliação de desempenho” e que “os bons” líderes “têm de ser recompensados”. Assim, vai ser criada uma comissão de acompanhamento e uma comissão de auditoria aos conselhos de administração dos hospitais.

“Temos lideranças fracas. Precisamos de lideranças à frente dos hospitais e à frente dos serviços que sejam mobilizadoras, que atraiam os jovens profissionais e que os tratem bem. Não tratamos bem as pessoas na Administração Pública“, afirmou Ana Paula Martins, que está esta quarta-feira a ser ouvida na comissão de Saúde, no Parlamento, sobre o plano de emergência para o SNS, na sequência do requerimento do PSD.

A governante considerou que “não é aceitável” que os departamentos de recursos humanos demorem “muitas vezes meses” para responder um médico, a um enfermeiro ou a um técnico superior de diagnóstico e terapêutica e denunciou em janeiro deste ano uma unidade do SNS “já tinha todos os médicos pediatrias a entregar” a declaração de escusa às horas extraordinárias, para além das 250 horas obrigatórias por lei.

“E não aconteceu nada? E não se fez nada? E achou-se normal que isto acontecesse? E isto são bons lideres? Não, não são. E como não são tem que haver escrutínio, tem que haver avaliação”, apontou a governante, sublinhando “os que são bons [gestores] têm que ser recompensados” e que estes “têm que ter uma avaliação de desempenho”.

Esta, aliás, tem sido uma das críticas dos administradores hospitalares, que dizem que estão “há mais de 20 anos sem carreira, sem avaliação de desempenho, sem qualquer progressão ou formação contínua”. Nesse sentido, Ana Paula Martins indicou que no âmbito das medidas de eficiência do Governo vai ser criada uma “comissão de acompanhamento e uma comissão de auditoria aos conselhos de administração” dos hospitais. “Não é hostilizar. É apoiá-los e ajudá-los a cumprir a sua missão”, garantiu.

Ministra arranca negociações sobre revisão da carreira dos gestores hospitalares dentro de “3 semanas”. Promete carreira “aberta a várias áreas”

Questionada pelo deputado e ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães sobre as críticas às chefias da administração pública, a ministra reafirmou-as, lembrando que “a carreira dos administradores hospitalares data de 1982″ e desde então “nunca mais teve uma atualização”, o que não é um bom presságio para ter “gestores cada vez mais aptos” e com “cada vez mais competências”.

Nesse sentido, a governante realça que o Executivo se comprometeu, no programa de Governo, a rever a carreira dos administradores hospitalares, depois de ter conversado com o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), e diz que “tenciona” sentar-se “à mesa” para discutir este tema dentro de “três semanas”.

Nas críticas feitas, Ana Paula Martins apontou ainda que “esta carreira esteve sempre fechada”, dado que “só admite pessoas que têm formação num determinado estabelecimento de ensino”. “E isso não vamos permitir”, atirou a governante, prometendo uma carreira “aberta a várias áreas”, desde a gestão à medicina. “Vamos conseguir construir os gestores do século XXI“, afiançou.
(Notícia atualizada às 13h11 com mais declarações da ministra da Saúde)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saúde vai auditar conselhos de administração dos hospitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião