Hong Kong atrai turismo segurador
Chineses do continente estão a apostar nos produtos financeiros de seguros, instigados pelas elevadas taxas de juro. Além disso, pessoas com mais capital optam cada vez mais por seguros de saúde.
O setor segurador de Hong Kong registou um aumento de 12,2% no total de prémios brutos emitidos para 21,1 mil milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, já os prémios totais das apólices ativas aumentaram 14%. Este crescimento é impulsionado pelo crescente número de visitantes da China continental optarem por comprar seguros em Hong Kong – as vendas aumentaram quase dois terços para 2 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, segundo dados do regulador da cidade lançados pelo Financial Times.
Há várias razões que justificam o apetite pelas apólices de Hong Kong. Entre elas está a queda de 40% das ações de empresas chinesas desde o seu pico em 2021, que levou os investidores a fugir com o capital e, alguns, encontraram uma solução nas apólices de seguro que em alguns casos garantem capital por mais de uma década após a compra.
Outro motivo prende-se com os cidadãos chineses com mais capital estarem a optar por seguros de saúde privados, um dos segmentos de crescimento mais rápido das seguradoras.
Além dos investidores chineses, as apólices de seguro, especialmente aquelas que oferecem pagamentos de rendimentos, têm sido populares entre os de outras partes da Ásia, especialmente naquelas com a taxa de juro inferior à de Hong Kong – que é de 5,75%.
As ações da seguradora AIA, cujo seu maior mercado é Hong Kong, caíram um terço em 2023, no entanto, a perpetiva dos seus lucros futuros aumentaram 14 vezes, mais do dobro que a China Life Insurance, a maior seguradora da China Continental, o que reflete as perspetivas a longo prazo da apólice, indicando que Hong Kong deverá permanecer um destino de forte rendimento no futuro, segundo o jornal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hong Kong atrai turismo segurador
{{ noCommentsLabel }}