Número de desempregados inscritos no IEFP sobe 8,5% em maio
Número de desempregados inscritos no IEFP aumentou 8,5% em maio face ao registado há um ano, mas caiu 2,5% em comparação com o mês anterior. No total, há 310 mil pessoas inscritas.
O número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) aumentou 8,5% em maio, face ao registado há um ano. Ainda assim, em comparação com abril, houve uma redução, pelo quarto mês consecutivo.
“No fim do mês de maio de 2024, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 310.263 indivíduos desempregados“, informa o IEFP, numa nota publicada esta quinta-feira.
Face ao registado em maio de 2023, houve agora um aumento de 8,5%, ou seja, há mais 24.408 desempregados inscritos do que há um ano.
Ainda assim, o quinto mês do ano foi sinónimo de um novo recuo em cadeia. Por outras palavras, o total de inscritos recuou 2,5% em maio. Este foi o quarto recuo consecutivo do desemprego registado, como mostra o gráfico abaixo. Os economistas não têm, por isso, dado sinais de alerta, quanto ao mercado de trabalho.
Mas nem todas as regiões do país estão a verificar a mesma tendência: nos Açores, o desemprego registado pelo IEFP caiu 15,6% em termos homólogos e na Madeira 19,6%.
As demais regiões registaram agravamentos, com o Algarve em destaque. Nessa zona do país, o número de desempregados inscritos no IEFP aumentou 13,6% em maio face ao registado há um ano. Ainda assim, o Algarve foi a região do país onde o desemprego mais caiu em cadeia (19,1%), realça o IEFP.
Por outro lado, quanto à distribuição do desemprego por setores, os dados agora conhecidos mostram que tanto no setor agrícola, como no secundário, como no terciário houve aumentos homólogos em maio (4,1%, 12,6% e 9,7%, respetivamente).
Importa notar ainda que as ofertas de emprego por satisfazer caíram quase 28% em maio face há um ano, totalizando 12.229. Ainda assim, em comparação com o mês anterior, houve um aumento de 1,2%.
Atualizada às 12h02
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de desempregados inscritos no IEFP sobe 8,5% em maio
{{ noCommentsLabel }}