#11 Imaginar um Portugal x Alemanha e a tradição escocesa

O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.

Na ressaca do Portugal x Turquia, o Euro 2024 deu as boas-vindas à terceira e última jornada da fase de grupos, o que significou também duas coisas: fim dos jogos às 14h00 (minuto de silêncio) e jogos à mesma hora. A diminuição de partidas não é uma boa notícia para os adeptos de futebol, mas a balança diária pesou de forma positiva com um final dramático no Suíça x Alemanha e Escócia x Hungria. Dois golos já para lá dos 90 minutos a mudar o roteiro. A Netflix que esteja atenta.

Hoje temos a Albânia x Espanha (20h00) e a Croácia x Itália (20h00). Atenção, pois a única equipa deste grupo que tem assegurada presença nos oitavos-de-final é a Espanha. As outras três tanto podem continuar na Alemanha como ir para casa mais cedo. Itália tem três pontos e a Albânia e a Croácia com um ponto cada.

Os 3 Cantos do Dia

Porque é que Portugal deve odiar Fullkrug?

Somos todos amigos e odiar é uma palavra muito forte. A Suíça esteve pertíssimo de vencer a Alemanha e isso era teoricamente ótimo para Portugal, pois significava Alemanha em segundo lugar e no quadro oposto. Nesse cenário, a Seleção Nacional apenas poderia enfrentar os germânicos na final. Uma vez que jogam em casa, têm demonstrado muita qualidade e mesmo pelo histórico passado, evitar a Alemanha o quanto antes seria sempre positivo. Agora há possibilidades de se encontrarem nas meias-finais.

Hungria na sala de espera para ver se faz história

A Alemanha e a Suíça já marcaram vaga nos oitavos-de-final, enquanto a Hungria ainda está à espera de confirmação. Graças a um golo marcado por Kevin Csoboth aos 90+10 minutos (final louco) contra a Escócia, a Hungria registou a sua terceira vitória em Europeus e pode ainda apurar-se para a próxima fase (seria a segunda vez de toda a sua história). Para tal necessita que, pelo menos, a Albânia e Croácia, Chéquia e Geórgia (grupo de Portugal) não ganhem os seus jogos, A Hungria, que leva três pontos no Grupo A, terá certamente de ficar muito atenta aos próximos dias.

Não há polícia, mas a festa acaba mais cedo

Há tradições da Escócia que têm perdurado: o ambiente festivaleiro dos adeptos, os típicos kilts acompanhados de uma gaita de goles e… a eliminação precoce. A Escócia terminou em último lugar do Grupo A, apenas com um ponto, e continua assim sem nunca ter passado a fases de grupos num Campeonato da Europa, após 1992, 1996, 2020 e agora 2024. Nesta edição, perderam dois jogos (Alemanha e Hungria), empataram um (Suíça), marcaram dois golos (um auto-golo e o outro Scott McTominay) e sofreram sete golos. Adeus ao No Scotland, No Party.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#11 Imaginar um Portugal x Alemanha e a tradição escocesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião