Estudo Médis conclui que maioria dos homens considera menopausa uma questão familiar
Segundo estudo promovido pela Ageas e Médis, 30% dos homens inquiridos diz não saber como lidar com a menopausa e 24% sente necessidade de mais informação.
A maioria dos homens (93%) inquiridos consideram que a menopausa é um assunto que diz respeito a toda a família e 39% sofrem bastante e/ou muito com o sofrimento das mulheres, no âmbito do estudo realizado pelo projeto Saúde, promovido pela Médis e Ageas Portugal.
O estudo revela que menopausa não passa despercebida pelos homens, com 79% a reconhecer que as parceiras os sintomas e apenas 13% diz não falar sobre o tema em casal.
Surgem incertezas quanto à forma como lidar com o tema, que 30% diz não saber como o fazer e 24% sente necessidade de mais informação. E a maioria (75%) reconhece poder ter forte influência na decisão da parceira em fazer ajustes no seu estilo de vida, procurar soluções e/ou tratamento.
O estudo concluiu assim que “os homens sabem que podem ter uma influência muito positiva, mas não sabem como fazê-lo, o que deixa as mulheres mais sozinhas e com menos apoios nesta fase das suas vidas”.
Nota que este estudo inquiriu 300 homens dos 45 aos 70 anos, cuja parceira ou esposa já entrou ou está a entrar na menopausa.
Para Maria do Carmo Silveira, responsável de Orquestração Estratégica do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, neste estudo percebeu-se que tanto os homens como as mulheres se sentem impreparados para lidar com o processo de menopausa.
“Apesar dessa impreparação assumida em 54% dos inquiridos, apenas 5% afirma, sobre a menopausa, que é um tema com o qual não tem de lidar. Esta é, em nossa opinião, a prova de que este é tema social, um tema que está longe de ser exclusivo das mulheres”, refere a responsável.
Realçando a necessidade de continuada assistência às mulheres neste processo, a dirigente considera que “é hora de incluir os homens nesta conversa. Como maridos, companheiros, amigos ou filhos, a Menopausa também é deles, na medida em que também com ela (con)vivem. Incluindo-os, tornamo-los aliados na forma como, em sociedade, lidamos com o tema”.
Outro dado do estudo revela que os homens avaliam o sofrimento causado pela menopausa às mulheres cerca de 30% superior à que as mesmas atribuem. Evidenciando os estudos lançados pela menos em 2022 e 2024 que concluiu que as mulheres tendem a normalizar e desvalorizar o seu sofrimento na menopausa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estudo Médis conclui que maioria dos homens considera menopausa uma questão familiar
{{ noCommentsLabel }}