Marcelo saúda “magnífica decisão” de nomear António Costa para o Conselho Europeu

O Presidente da República saudou a nomeação de António Costa para a presidência do Conselho Europeu, considerando a decisão como "magnífica" não só para Portugal mas também para a Europa.

O Presidente da República parabenizou a nomeação de António Costa para a presidência do Conselho Europeu, considerando a decisão como “magnífica” para Portugal e para a Europa. Em comunicado, publicado no site da presidência esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que “as decisões de hoje do Conselho Europeu (…) abrem caminho à continuidade do regular funcionamento das instituições europeias”.

“O compromisso pessoal e o trabalho já demonstrado de António Costa para com a construção europeia e no que representa de solidariedade e progresso é uma garantia de que o Conselho Europeu ficará em boas mãos“, lê-se na nota do Presidente que “lhe apresenta os votos de parabéns e de felicidades nas futuras funções, a bem de todos nós”.

Esta quinta-feira, no primeiro de dois dias do Conselho Europeu, os 27 líderes dos Estados-membros chegaram a acordo sobre o próximo ciclo institucional na União Europeia. António Costa foi nomeado por uma maioria qualificada para presidir o Conselho Europeu, nos próximos dois anos e meio (sendo provável uma reeleição, como costuma ser hábito). O ex-primeiro-ministro tomará posse a 1 de dezembro, sucedendo ao belga Charles Michel.

Já Ursula von der Leyen e Kaja Kallas conseguiram a aprovação do Conselho Europeu para presidir à Comissão Europeia e chefiar a diplomacia europeia, respetivamente. Estes últimos dois cargos ainda terão de ir a votos no Parlamento Europeu algo que só acontecerá a 16 de julho, quando os 720 eurodeputados tomarem posse e votarem, também, o presidente e vice-presidente do hemiciclo em Estrasburgo. Serão necessários 361 votos.

Montenegro felicita Costa

Na rede social X, Luís Montenegro, que esteve presente nesta reunião do Conselho Europeu em representação de Portugal, também felicitou a escolha de António Costa para o Conselho Europeu, tal como tem vindo a fazer desde o dia 9 de junho, dia das eleições europeias.

“Escolha natural”, diz Durão Barroso

Durão Barroso também felicitou a nomeação de António Costa para o cargo, considerando a escolha como a mais “natural” em cima da mesa para presidir o Conselho Europeu.

Numa entrevista para a CNN Portugal, o antigo primeiro-ministro português e antigo presidente da Comissão Europeia desejou o “maior sucesso profissional e pessoal” a António Costa, considerando que irá desempenhar o cargo com “competência”. “Espero que leve a perspetiva portuguesa de moderação, equilíbrio e consenso“, defendeu Barroso.

Segundo o antigo chefe do executivo comunitário, a escolha de um dirigente com as características de António Costa foi “importante” numa “altura em que este tipo de liderança pode fazer a diferença”. “Para Portugal, é uma excelente notícia”, disse ainda.

O antigo líder da Comissão Europeu explica ainda que “o Conselho Europeu é o órgão de condução estratégica da União Europeia. É formado pelo presidente do Conselho Europeu, pelo presidente da Comissão Europeia e todos os chefes de Estado dos governos dos 27 países. É essencial que haja esforço de consenso.”

Notícia atualizada às 23h03

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo saúda “magnífica decisão” de nomear António Costa para o Conselho Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião