Rentabilidade dos bancos sobe para 15,5% no primeiro trimestre. É um recorde desde pelo menos 2008

Subida das taxas de juro continua a dar força aos resultados dos bancos, tendo impulsionado a rentabilidade para valores históricos no primeiro trimestre. A rentabilidade do setor aumentou para 15,5%.

A subida das taxas de juro continua a puxar pelos resultados dos bancos portugueses. A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) do setor aumentou para 15,5% no primeiro trimestre, o valor mais elevado desde pelo menos 2008, quando começa a série do Banco de Portugal.

Desde 2020 que a rentabilidade da banca nacional tem vindo a melhorar. Mas acelerou assim que o aumento das taxas de juro começou a traduzir-se numa melhoria da margem financeira. Em três anos, o ROE praticamente triplicou, passando de 4,6% no primeiro trimestre de 2021 para 15,5% no primeiro trimestre deste ano.

os cinco principais bancos nacionais registaram lucros de 1,2 mil milhões de euros entre janeiro e março deste ano, correspondendo a um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2023.

Em relação à qualidade dos ativos, o rácio de crédito malparado (NPL) baixou 0,4 pontos para 2,7% em termos homólogos, segundo mostram os dados do “Sistema Bancário Português” divulgado esta quinta-feira. Os bancos tinham no seu balanço cerca de 8,6 mil milhões de euros em empréstimos problemáticos.

O rácio de NPL líquido de imparidades baixou 0,2 pontos para 1,2%, totalizando 3,8 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rentabilidade dos bancos sobe para 15,5% no primeiro trimestre. É um recorde desde pelo menos 2008

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião