Ministra da Saúde aceita demissão do presidente do INEM

Em causa estarão divergências com o Ministério da Saúde em relação ao contrato de aquisição de helicópteros de emergência médica. Luís Meira já tinha colocado o cargo à disposição há um mês.

O presidente do INEM, Luís Meira, pediu a demissão à ministra da Saúde, que foi aceite por Ana Paula Martins, depois de ter estado reunido com a governante durante cerca de 45 minutos.

Em causa estarão divergências entre Luís Meira e a governante em relação ao procedimento para a aquisição de helicópteros de emergência médica.

Num esclarecimento à Lusa, o Ministério da Saúde afirmou não compreender por que razão o INEM não abriu um concurso público para aquisição do serviço de transporte aéreo de doentes, evitando prolongar o ajuste direto com a empresa Avincis.

Em comunicado, o INEM respondeu que, com base numa resolução do Conselho de Ministros (RCM) do ano passado, ainda do anterior Governo de António Costa, foi lançado um concurso público em janeiro que recebeu duas propostas acima do preço base (12 milhões de euros por ano).

Face ao resultado, em abril, o instituto apresentou à tutela “sucessivas e insistentes propostas de RCM, salientando sempre o caráter urgente e a necessidade uma rápida tomada de decisão”. Para o INEM, “não faria sentido lançar um novo concurso público com condições idênticas ao do anterior”, que não satisfazem as exigências do mercado.

De lembrar que o presidente do INEM já tinha colocado o cargo à disposição há um mês.

(Notícia atualizada às 19h37 com a reação da ministra)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Saúde aceita demissão do presidente do INEM

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião