Setor dos seguros deve apostar na qualidade da base de dados

No debate "Para onde caminha a tecnologia dos seguros", os participantes foram unânimes quanto à salvaguarda da qualidade da base de dados sob pena de se perder informação vital.

3.º Fórum Nacional de Seguros
3.º Fórum Nacional de SegurosGonçalo Gomes 2 julho, 2024

É urgente o setor dos seguros apostar na qualidade da base de dados sob pena de colocar em risco toda a informação vital das seguradoras e dos clientes entretanto recolhida. A prioridade da medida foi unânime entre os participantes do painel “Para onde caminha a tecnologia dos seguros” do 3.º Fórum Nacional de Seguros, uma organização do ECOseguros e da Zest que acontece até quarta-feira, na Alfândega do Porto.

O desafio inicial partiu de Manuel Ribeiro, product manager da Cleva – empresa de software direcionada para o mercado segurador. “Vamos todos trabalhar na qualidade de dados”, disse. Caso contrário, alertou depois Hugo Gonçalves, CEO da Libax, “perde toda a gente, as companhias de seguros e os clientes”.

Num encontro no Porto que juntou profissionais de seguradoras, prestadores e parceiros do setor, a importância de ter uma eficaz base de dados reuniu assim o consenso de todos os participantes neste painel. É preciso ter em consideração, assinalou Manuel Ribeiro, que “os dados vão ser utilizados mais tarde para satisfazer os clientes”.

3.º Fórum Nacional de Seguros
3.º Fórum Nacional de SegurosGonçalo Gomes 2 julho, 2024

Também Hugo Alves Silva, insurance delivery manager da NTT DATA Portugal, destacou a relevância de ter um bom sistema com informação armazenada de forma eficaz. “A qualidade dos dados tem de melhorar para obter mais informação e maior detalhe”, sublinhou.

Já Vítor Amorim, chief research officer da Randtech Computing – orientada para o desenvolvimento de software no setor dos seguros – abordou o papel da Inteligência Artificial no setor, alertando, contudo, que esta ferramenta “ainda carece de uma boa validação e maturação“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor dos seguros deve apostar na qualidade da base de dados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião