Unicorn Factory já trouxe para Lisboa mais de 60 hubs tech que anunciaram 14 mil empregos

Autarquia já tem um pacote de incentivos para as PME que também se aplicam às startups, refere a autarquia quando questionada se, à semelhança do Porto, estava prevista alguma medida de incentivo.

Em cerca de dois anos a “Unicorn Factory já trouxe mais de 60 novos centros tecnológicos para a cidade, que anunciaram 14 mil postos de trabalho”, adianta fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa, ao ECO. A cidade já dispõe de “um importante pacote de incentivos” para PME, para empresas que criem postos de trabalho ou pequenas empresas com faturação abaixo dos 150 mil euros. Pacote que se aplica também às startups.

“Em termos fiscais, o Município de Lisboa já dispõe de um importante pacote de incentivos, com isenções ao imposto de derrama previstas para negócios de pequena e média dimensão (até 1,2 milhões de euros em faturação) em 10 setores de atividades diferentes (CAES). A isenção aplica-se também às empresas que criem novos postos de trabalho (mínimo 5 novos postos) e que os mantenham por três anos. Por fim, as pequenas empresas com faturação abaixo dos 150 mil euros estão isentas de taxa”, refere fonte oficial da autarquia quando questionada pelo ECO se Lisboa tinha previsto avançar, à semelhança do que sucedeu com a Câmara Municipal do Porto, com benefícios fiscais específicos para o ecossistema de empreendedorismo.

A autarquia liderada por Rui Moreira fechou um memorando de entendimento com a Startup Portugal que, entre os diversos compromissos estabelecidos, prevê “a possibilidade de isenção do imposto de derrama municipal para empresas reconhecidas como startups e scaleups sediadas no concelho do Porto”, bem como “o surgimento de outros benefícios fiscais complementares para startups e scaleups.”

O Porto é o 7.º município a comprometer-se com a aplicação de uma isenção de derrama às empresas reconhecidas pela Startup Portugal. São João da Madeira, Fundão, Arcos de Valdevez, Barreiro, Porto de Mós e Odemira são as restantes autarquias.

Em Lisboa, face aos atuais benefícios existentes, a aposta para apoiar o ecossistema parece passar por outras iniciativas, refere a Câmara Municipal.

Estando já em prática estas regras, e considerando que a maioria das startups se enquadra nessas categorias, a aposta da cidade em promover a inovação foca-se hoje em reforçar a qualidade e a capacidade dos seus programas de apoio ao empreendedorismo – como é o caso da Unicorn Factory – fomentando a criação de emprego e atraindo novos negócios para Lisboa”, aponta fonte da autarquia.

Criado em 2022, uma das promessas eleitorais de Carlos Moedas, a fábrica de unicórnios tem vindo a atrair centros tecnológicos a instalar-se em Portugal. “Já trouxe mais de 60 novos centros tecnológicos para a cidade, que anunciaram 14 mil postos de trabalho”, garante fonte oficial da CML.

No âmbito da fábrica de unicórnios — com epicentro no agora Beato Innovation District (o antigo Hub Criativo do Beato) — estão a nascer na cidade diversos hubs temáticos, de modo a atrair empresas dessas áreas a se instalar na cidade. É o caso do hub de gaming e, mais recentemente, o de web.3. Até ao final do ano deverá abrir, também na zona de Alvalade, um dedicado a IA. A área ambiental ou alimentação são outras na mira e que se podem transformar em potenciais hubs temáticos.

Em março, no arranque da quarta edição do programa Scaling Up, que visa apoiar as empresas no seu processo de crescimento a partir de Lisboa, era 32 o número de scaleups apoiadas, que somavam mais de 245 milhões de euros de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicorn Factory já trouxe para Lisboa mais de 60 hubs tech que anunciaram 14 mil empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião