Cisco suspende OpenDNS em Portugal devido a ordem judicial
Empresa deu cumprimento a "ordem judicial" relativa ao Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos português, confirmou fonte oficial da tecnológica.
A Cisco suspendeu o OpenDNS para os utilizadores em Portugal “devido a uma ordem judicial” relativa ao Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos português, confirmou à Lusa fonte oficial da tecnológica. Este é um dos serviços de Sistema de Nomes de Domínio (DNS – Domain Name System, em inglês) mais utilizado.
“Os serviços de resolução DNS mapeiam nomes de domínio para endereços IP e são fundamentais para o funcionamento básico da internet”, salienta fonte oficial da Cisco, referindo que “os serviços de resolução DNS não contêm nem hospedam conteúdo”.
A Cisco diz que “está empenhada em respeitar os direitos de propriedade intelectual e acredita que, se o acesso ao conteúdo tem de ser restringido, as exigências legais devem então ser dirigidas aos fornecedores de conteúdo ou serviços de ‘hosting’ que beneficiam de e/ou têm controlo sobre o conteúdo em questão, e não a tecnologias neutras como a resolução de DNS”.
No entanto, “devido a uma ordem judicial emitida ao abrigo do Artigo 210-G(3) do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos português, a Cisco suspendeu o serviço OpenDNS para os utilizadores em Portugal”, remata.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cisco suspende OpenDNS em Portugal devido a ordem judicial
{{ noCommentsLabel }}