Savannah otimista sobre “potencial” do lítio após as últimas perfurações

Os resultados das mais recentes perfurações "confirmam" potencial de expansão do lítio na mina do Barroso, em Boticas.

A Savannah Resources está otimista em relação ao “potencial” do lítio na mina do Barroso, em Boticas (distrito de Vila Real), após os resultados das mais recentes perfurações. A empresa considera tratar-se do “depósito de lítio […] mais significativo da Europa“.

“Os resultados que anunciamos hoje, provenientes de furos em Pinheiro, NOA e Reservatório, confirmam o duplo potencial, destacado por resultados anteriores, de que estes corpos de minério contenham áreas de mineralização de maior teor do que as anteriormente identificadas e se estendam em várias direções”, refere o diretor técnico da Savannah, Dale Ferguson, num comunicado.

Projeto para explorar lítio na mina do Barroso11 julho, 2024

 

Em maio, a empresa tinha anunciado que a próxima fase de atividades no terreno estava prevista para o início do verão e que, em paralelo, a equipa iria continuar a efetuar trabalhos de hidrogeologia e de monitorização ambiental.

O projeto de lítio do Barroso prevê a criação de 300 empregos diretos e perto de 2.000 empregos indiretos na região e que conta, atualmente, com cerca de duas dezenas da região. Na última semana, o ECO avançou que a Savannah deveria ser a próxima líder do consórcio que vai criar uma cadeia de valor de baterias de lítio em Portugal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, apurou o ECO.

O projeto tem sido alvo de muita contestação popular. Em Covas do Barroso, durante quase seis meses, houve uma organização de piquetes para impedir o avanço das máquinas da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Savannah otimista sobre “potencial” do lítio após as últimas perfurações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião