Técnico acolhe “maior aula de programação do mundo” em outubro

Objetivo é reunir 1.600 estudantes numa aula de programação presencial a 12 de outubro no Técnico, em Lisboa. Podem participar universitários de outras instituições e que nem saibam programar.

O Instituto Superior Técnico, em Lisboa, vai ser palco da “maior aula de programação do mundo” em outubro. Os universitários que queiram participar podem candidatar-se a partir desta segunda-feira, segundo explicou o CEO da Magma Studio, uma das entidades que está a organizar esta iniciativa. O objetivo, detalhou Miguel Gonçalves, é projetar Portugal no mundo como “um oásis para o desenvolvimento tecnológico”, mas também inspirar os jovens a seguirem carreira no setor tecnológico.

“Vai ser uma aula presencial, que acontecerá no Técnico Innovation Center“, adiantou o responsável, em conversa com o ECO, em primeira mão.

A iniciativa começará pelas 8h30 do dia 12 de outubro com um coffee break, tendo lugar, depois, a aula de programação em si. O objetivo é que participem 1.600 estudantes, de modo a que colocar “Lisboa e Portugal no Guiness World Records“.

A confirmar-se o número histórico de estudantes, o recorde será atribuído pelas 12h00, seguindo-se, então, um almoço e uma festa, explica o CEO da Magma Studio. “Nesse âmbito, os participantes poderão explorar oportunidades de emprego, possíveis investimentos, negócios, ou simplesmente partilhar o seu interesse pela inovação tecnológica nacional”, foi explicado ao ECO.

Os estudantes que estejam interessados em participar podem candidatar-se a partir desta segunda-feira (é preciso pagar uma caução de dez euros, que será devolvida na data da iniciativa). E, atenção, não é preciso que estejam inscritos no Instituto Superior Técnico, nem sequer que estudem engenharia informática.

Miguel Gonçalves indica que a intenção é que cerca de metade dos participantes sejam, sim, estudantes dessa instituição que servirá de palco, mas o objetivo é ter diversidade no que diz respeito aos demais universitários, nomeadamente ao nível das universidades que frequentam, da região do país onde residem, das áreas a que se dedicam, e do seu género. “Vamos fazer esforços para que metade dos participantes sejam do género feminino“, assegura o responsável.

Aliás, mesmo quem não saiba programar é bem-vindo. A aula será uma introdução ao mundo da programação e quem participar terá direito a um certificado de participação oficial do Recorde do Guinness World Records.

“A meta é continuar a inscrever Portugal como uma geografia que é um oásis na Europa para o desenvolvimento de tecnologia”, salienta o CEO da Magma Studio. Inspirar os jovens a seguirem carreiras neste setor (“tipicamente melhor recompensadas, do ponto de vista financeiro”) é outro dos objetivos, identifica o mesmo.

“Esperamos que esta aula de programação aberta a todos possa ser um exemplo do envolvimento entre Universidades, empresas e, o mais importante, as pessoas, a comunidade”, comenta Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico.

Esta iniciativa está a ser organizada pelo Técnico e pela Magma Studio, mas tem também o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Unicorn Factory.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Técnico acolhe “maior aula de programação do mundo” em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião