Trump escolhe J.D. Vance para vice-presidente

  • ECO
  • 15 Julho 2024

No arranque da convenção republicana, Donald Trump anunciou que J.D. Vance, senador do Ohio, é a sua escolha para vice-presidente caso vença as presidenciais em novembro.

O senador do Ohio J.D. Vance, 39 anos, será vice-presidente dos EUA caso Donald Trump vença a corrida à Casa Branca nas presidenciais marcadas para novembro. O anúncio foi feito pelo ex-presidente norte-americano na rede social Truth Social, no dia em que arranca a convenção republicana em Milwaukee.

Na rede social, Trump refere que, após uma “longa deliberação e reflexão”, decidiu que J. D. Vance era a “pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos da América“. “Como vice-presidente, J.D. continuará a lutar pela nossa Constituição, apoiará as nossas tropas e fará tudo o que puder para me ajudar a tornar a América grande novamente“, acrescenta o candidato republicano.

O senador norte-americano já foi um duro crítico de Trump, tendo inclusive apelidado o agora candidato presidencial de “Hitler da América”, “idiota” e “fraude total”. A atitude de Vance mudou entretanto e passou a estar em sintonia com Trump quando procurava ocupar um lugar no Senado em 2022, tendo acabado por obter o apoio do ex-presidente.

Desde então, no Senado, Vance tem votado frequentemente alinhado com os interesses e ideias de Trump, em particular sobre a posição dos EUA em relação à Ucrânia. Em declarações recentes, Vance disse que era “ridículo” o foco na guerra em território ucraniano e que não se importava com “o que acontece com a Ucrânia, de uma forma ou de outra”.

A escolha de Trump para seu braço-direito surge depois da tentativa de assassinato de Donald Trump este sábado, em que uma bala passou de raspão na orelha direita do candidato republicano.

Após a tentativa de assassinato contra Trump, Vance apontou o dedo a Joe Biden por incitar o ataque. “Hoje não é apenas um incidente isolado. A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser detido a todo custo. Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do presidente Trump”, escreveu na rede social X (ex-Twitter).

Em cima da mesa, como possíveis opções para braço direito de Trump, estariam nomes como Marco Rubio, senador da Florida, Tim Scott, senador da Carolina do Sul, ou Doug Burgum, governador do Dakota do Norte.

(Notícia atualizada às 21h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump escolhe J.D. Vance para vice-presidente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião