CEO e administradores da Inapa demitem-se após falência. CMVM suspende ações

Frederico Lupi renunciou ao cargo de presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, depois de a empresa ter anunciado a falência durante este fim de semana.

O CEO da Inapa, Frederico Lupi, apresentou esta segunda-feira a renúncia ao seu mandato, assim como seis vogais do Conselho de Administração, na sequência da falência da empresa de distribuição de papel. As ações da empresa foram suspensas e ainda não negociaram nesta sessão.

A Inapa revelou aos investidores neste domingo que não foi capaz de obter financiamento para suprir “uma carência de tesouraria de curto prazo da sua subsidiária” na Alemanha, na ordem dos 12 milhões de euros, apesar de “todos os esforços” realizados junto de “credores e dos acionistas”, em especial da Parpública, a gestora de participações do Estado português, que detém 45% do capital.

Na mesma nota, a Inapa confirma que a subsidiária alemã “será apresentada à insolvência no dia 22 de julho”, isto é, esta segunda-feira. Por esse motivo, após ter analisado “a sua situação financeira”, a administração deliberou também apresentar a própria Inapa “à insolvência nos termos da lei portuguesa, o que será formalizado nos próximos dias”.

Na sequência disto, esta segunda-feira de manhã, noutra nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Inapa dá conta de que seis administradores apresentaram a renúncia aos seus mandatos, nomeadamente Inês Louro, Afonso Chaby, Victor Barros, Patrícia Caldinha, Emília de Noronha Galvão Franco Frazão, João Miguel Pacheco Sales Luís e Fernando Sanz Pinto.

Além destes, o próprio CEO e presidente do Conselho de Administração, Frederico Lupi, “apresentou igualmente a renúncia ao seu mandato”, é referido na mesma nota.

Entretanto, a CMVM suspendeu a negociação das ações da Inapa, “com o propósito de assegurar que o mercado absorve a informação divulgada pela emitente”.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO e administradores da Inapa demitem-se após falência. CMVM suspende ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião