Alemã Bosch faz maior aquisição de sempre por 7,4 mil milhões de euros

A multinacional alemã, que é um dos maiores empregadores, com mais de 7.000 funcionários, e exportadores do país, acaba de anunciar o maior negócio da sua história.

A multinacional alemã Bosch, que em Portugal tem uma importante operação com uma faturação superior a 2.000 milhões de euros e que empregava mais de 7.000 pessoas no final de 2023, sendo o 5.º maior grupo exportador do país, acaba de fechar o maior negócio da sua história. A empresa anunciou que vai comprar o negócio global de soluções AVAC para edifícios residenciais e comerciais leves da Johnson Controls, por 7,4 mil milhões de euros.

A aquisição da AVAC, que é enquadrada na estratégia global do grupo, que tem fábricas em Braga, Aveiro e Ovar – negócio que está agora à venda – e ainda um centro de serviços em Lisboa, e será integrada no seu seu setor de negócios de Energia e Tecnologia de Edifícios, prevê a aquisição de 100% da joint venture Johnson Controls-Hitachi Air Conditioning (JCH), incluindo a participação de 40% da Hitachi, adiantou a Bosch em comunicado.

A aquisição está sujeita a aprovações das autoridades da concorrência, com a empresa a prever que o negócio, no valor de oito mil milhões de dólares (7,4 mil milhões de euros), seja concluído no espaço de aproximadamente 12 meses.

“Sendo a maior aquisição na história da Bosch, este é um marco importante na implementação sistemática da nossa estratégia para 2030. Estamos a impulsionar de forma dinâmica o forte desenvolvimento da Bosch e iremos alcançar uma posição de liderança global no promissor mercado de AVAC com esta aquisição“, diz Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, citado no comunicado.

Stefan Hartung realça ainda que, “ao dar este passo, iremos também fortalecer a nossa presença nos EUA e na Ásia, e alcançar um melhor equilíbrio entre os nossos setores de negócio. Isto também faz parte da nossa estratégia. Desta forma, iremos abrir novas oportunidades de crescimento e colocar a empresa num patamar mais sólido como um todo.”

A empresa detalha ainda que, “em conjunto com a JCH, os negócios que a Bosch pretende adquirir geraram um volume de vendas total de cerca de quatro mil milhões de euros em 2023 e empregam cerca de 12.000 pessoas em todo o mundo”.

A transação inclui 16 unidades de produção e 12 localizações de engenharia em mais de 30 países, sendo que o portefólio de produtos abrange todo o espetro de soluções AVAC para edifícios residenciais e comerciais leves e inclui marcas conhecidas como York e Coleman, nos EUA, e Hitachi na Ásia, para as quais a Bosch receberá uma licença de longo prazo.

“Com esta aquisição, a Bosch acelerará o seu crescimento e quase duplicará o seu volume de negócios no mercado de AVAC para cerca de nove mil milhões de euros. Juntamente com os nossos futuros colegas, queremos aproveitar as enormes oportunidades oferecidas pelo mercado para o crescimento adicional desta nova unidade”, refere Christian Fischer, vice-presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, responsável pelas iniciativas estratégicas de crescimento do Grupo Bosch.

A empresa espera que o mercado global de AVAC cresça 40% até 2030, impulsionado pelo progresso tecnológico, pela luta contra as alterações climáticas e por novas regulamentações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemã Bosch faz maior aquisição de sempre por 7,4 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião