Exclusivo Startup que venceu Web Summit em 2021 reestrutura e corta 13% dos trabalhadores

Startup, que combate o desperdício na indústria têxtil com IA, justifica a medida com a necessidade de um "realinhamento estratégico" face ao atual momento da indústria têxtil, o seu foco de atuação. 

A Smartex.ai avançou com uma reestruturação interna para “otimizar operações” que levou à redução de 18 postos de trabalho, um corte de 13% na equipa de mais de 100 pessoas, confirmou o ECO junto da empresa. A startup justifica a medida com a necessidade de um “realinhamento estratégico” face atual momento da indústria têxtil, o seu foco de atuação.

“A Smartex realizou recentemente uma reestruturação interna como parte de um esforço contínuo para otimizar as nossas operações e alinhar melhor os nossos recursos às necessidades estratégicas da empresa. Durante este processo, acordos foram feitos com alguns membros da equipa, sempre priorizando o apoio e respeito pelos nossos colaboradores”, confirma fonte oficial da startup.

“Esta reestruturação envolveu 18 pessoas de um total de 134 colaboradores, representando uma redução de cerca de 13%”, precisa a mesma fonte da empresa, confirmando a informação recolhida pelo ECO. “Esta ação é menos significativa comparada com muitas das medidas que outras empresas e startups estão a tomar neste momento”, ressalva a empresa.

A indústria têxtil tem sido significativamente impactada por mudanças económicas globais, interrupções na cadeia de abastecimento e demandas de mercado em constante mudança. Estes fatores exigiram um realinhamento estratégico para garantir que continuemos ágeis e competitivos.

Fonte oficial

Smartex.ai

A tecnológica sedeada no Porto justifica esta medida com a necessidade de um “realinhamento estratégico” face ao atual momento da indústria têxtil, o seu principal foco e atuação. A startup, recorde-se, combate o desperdício na indústria têxtil com inteligência artificial.

“A indústria têxtil tem sido significativamente impactada por mudanças económicas globais, interrupções na cadeia de abastecimento e demandas de mercado em constante mudança. Estes fatores exigiram um realinhamento estratégico para garantir que continuemos ágeis e competitivos”, refere fonte oficial da empresa.

“Continuamos com uma equipa dedicada e focada na nossa missão de transformar a indústria têxtil para um futuro mais sustentável e transparente. Esta reestruturação visa fortalecer a nossa posição e garantir que estamos bem posicionados e saudáveis financeiramente para enfrentar os desafios e oportunidades que o mercado nos apresenta“, diz a mesma fonte da startup, quando questionada sobre o impacto desta decisão.

No verão passado, a startup mudou-se para um novo escritório na zona empresarial do Porto, um antigo armazém com 1.400 metros quadrados, deixando de estar dividida em três espaços do Uptec.

A última ronda de investimento da startup conhecida foi anunciada no início de novembro de 2022. A série A rendeu 24,7 milhões de dólares e foi liderada pela sociedade de capital de risco Lightspeed Venture Partners (EUA), e pelo estúdio Build Collective, de Tony Fadell, considerado o “pai do iPod”.

A Smartex.ai venceu o prémio Pitch da Web Summit na edição de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup que venceu Web Summit em 2021 reestrutura e corta 13% dos trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião