Ministro exonera responsável pelo concurso de colocação de professores por “falta de prestação de informações”

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação decidiu exonerar a Diretora-Geral da Administração Escolar (DGAE), Susana Castanheira Lopes. Maria Luísa Oliveira é a sucessora.

A dirigente da entidade responsável pelos concursos de colocação de professores foi exonerada pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre, por “falta de prestação de informações ou na prestação deficiente das mesmas”. Susana Castanheira Lopes será substituída por Maria Luísa Oliveira.

“O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, exonerou a Diretora-Geral da Administração Escolar (DGAE), Susana Castanheira Lopes, que dirigia a entidade responsável pelos concursos de colocação de professores“, afirma o ministério em nota enviada às redações.

A decisão é justificada com “falta de prestação de informações ou na prestação deficiente das mesmas, quando consideradas essenciais para o cumprimento da política global do Governo“. O despacho de exoneração produz efeitos a dia 26 de julho.

O concurso de colocação de professores gerou polémica esta semana, depois de ter vindo a público que em algumas escolas foram colocados mais profissionais do que as vagas disponíveis, o que provocou críticas da Federação Nacional da Educação. Na quarta-feira, após uma reunião com os sindicatos, o ministro relatou a preocupação de diretores de escola por terem professores com horários-zero e ou não terem professores em número suficiente e disse estar a “aguardar a consolidação de toda a informação”.

O cargo de Diretora-Geral da Administração Escolar será assumido por Maria Luísa Oliveira, em regime de substituição, com efeitos a 29 de julho, informa ainda o Ministério. Licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ciências da Educação – Investigação e Intervenção Educativa, também pela Universidade Nova de Lisboa, Maria Luísa Oliveira foi diretora do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar, entre 2004 e 2012. Já tinha assumido funções como DGAE entre 2014 e 2018.

Além de Susana Castanheiro Lopes, foi ainda exonerado, a seu pedido, o vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), Carlos Oliveira, responsável pela gestão do Portal das Matrículas. A exoneração tem efeitos a 25 de julho.

(notícia atualizada às 11h00 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro exonera responsável pelo concurso de colocação de professores por “falta de prestação de informações”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião