Exportações e importações de bens invertem tendência e voltam a crescer no segundo trimestre
Aumento nas transações de bens inverte um período de quatro trimestres consecutivos de quedas tanto nas vendas como nas compras ao exterior, segundo dados publicados pelo INE.
As exportações portuguesas de bens cresceram 2,8% e as importações 0,6% no segundo trimestre deste ano, de acordo com a estimativa rápida publicada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O crescimento quer em termos nominais, quer em relação ao período homólogo, traduz uma inversão na tendência registada desde o ano passado, com quatro trimestres consecutivos de variações negativas tanto nas exportações como nas importações.
No primeiro trimestre, as exportações e importações registaram diminuições de, respetivamente, 4,2% e 6,0%, em termos nominais e em relação ao período homólogo. O decréscimo nas transações de bens acentuou-se face ao quarto trimestre de 2023, em que se registaram variações homólogas de -1,8% nas exportações e -5,3% nas importações.
(Notícia atualizada às 11h14)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Exportações e importações de bens invertem tendência e voltam a crescer no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}