Ucrânia recebe primeira tranche de 4,2 mil milhões em fundos da União Europeia
O Conselho Europeu aprovou a primeira tranche dos 50 mil milhões que serão financiados à Ucrânia sob a forma de subvenções e empréstimos até 2027.
A Ucrânia vai receber a primeira tranche dos 50 mil milhões de euros em financiamento da União Europeia sob a forma de subvenções e empréstimos. O Conselho Europeu deu luz verde para que, ao abrigo do Mecanismo de Apoio à Ucrânia, fossem transferidos para Kiev os primeiros 4,2 mil milhões de euros em apoios.
Na decisão, anunciada esta terça-feira, a instituição liderada por Charles Michel concluiu que a Ucrânia tinha “satisfeito as condições e reformas necessárias previstas no Plano da Ucrânia para receber os fundos”. Essas reformas incluem a gestão das finanças públicas, a governação das empresas públicas, o ambiente empresarial, a energia e a desminagem.
Além de cumprir com estes requisitos, o Conselho sublinhou ser igualmente importante que estas verbas fossem disponibilizadas “o mais rapidamente possível”, dada a difícil situação orçamental da Ucrânia desde o início da invasão da Rússia.
O Mecanismo de Apoio à Ucrânia, que entrou em vigor em 1 de março de 2024, prevê que sejam disponibilizados até 50 mil milhões de euros de financiamento sob a forma de subvenções e empréstimos, para apoiar a recuperação, a reconstrução e a modernização da Ucrânia no período de 2024 a 2027.
Deste montante, 32 mil milhões de euros do Mecanismo de Apoio à Ucrânia destinam-se, a título indicativo, a apoiar as reformas e os investimentos previstos no Plano para a Ucrânia, estando os desembolsos condicionados ao cumprimento dos indicadores identificados.
Desde a sua entrada em vigor, o Mecanismo de Apoio à Ucrânia já permitiu mobilizar seis mil milhões de euros a título de financiamento intercalar, após o cumprimento das condições políticas acordadas.
Cálculos de Bruxelas estimam que, se todas as reformas e investimentos propostos forem aplicados, o Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia poderá registar um aumento de 6,2% até 2027 e de 14,2% até 2040.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ucrânia recebe primeira tranche de 4,2 mil milhões em fundos da União Europeia
{{ noCommentsLabel }}