#28 As férias de Salvador Ribeiro. O exercício difícil do descanso necessário

O CEO da Bauer Media tenta, "num esforço permanente", desligar pelo menos uma semana, "um exercício difícil mas necessário". No regresso, os desafios da transformação digital continuam a prioridade.

  • Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.

Um homem cansado é um homem perigoso”, disse em tempos um amigo a Salvador Ribeiro. Mesmo em férias, o CEO da Bauer Media Áudio Portugal mantém o contacto permanente com a CFO e com a sua assistente, e tenta desligar pelo menos uma semana. “Um exercício difícil mas muito necessário”, reconhece. As férias são “um momento rico em balanços, reflexões e análises” e, no regresso, o grande tema continuará a ser a transformação digital dos media e, em particular, do áudio.

Que livros, séries e podcasts vai levar na bagagem e porquê?

Há dois livros e um podcast nosso que já tem vários episódios que ainda não tive oportunidade de ouvir. O primeiro livro chama-se “Só avança quem descansa” e é da autoria do Padre Vasco Pinto de Magalhães. O segundo chama-se “Why we do what we do”, de Dr. Helena Boschi. O podcast é da Patricia Reis e da Paula Cosme Pinto, chamado “(Outro) género de conversas”.

O livro do Padre Vasco Pinto de Magalhães é um livro de releitura permanente que nos dá uma perspetiva espiritual do tempo, do descanso e do lugar de cada uma destas coisas deve ter na nossa vida. Em cada releitura há sempre novas descobertas que nos recentram. No caso do segundo livro é uma racionalização dos nossos comportamentos. Nós convidámos a Dra. Helena Boschi para uma palestra num encontro de quadros e foi fascinante. Ela interessa-se pela neurociência aplicada aos ambientes de trabalho e, explorando o cérebro, ajuda, numa linguagem acessível, a perceber os nossos comportamentos e os dos outros.

No caso do podcast, é um conjunto de entrevistas a homens sobre temas sobre os quais normalmente eles não são confrontados.

Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?

Mantenho contacto telefónico permanente com duas pessoas da empresa (a CFO e a minha assistente) e tento, num esforço permanente, desligar pelos menos uma semana. Confesso que é um exercício difícil mas muito necessário.

As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?

Inevitavelmente é um momento rico em balanços, reflexões e análises. É um tempo de maior liberdade em que consigo relativizar melhor e colocar as coisas em perspetiva. Fazer melhores avaliações e análises. Como me disse uma vez um amigo, “um homem cansado é um homem perigoso”.

Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?

Os desafios da transformação digital continuarão a marcar o sector dos media e do áudio em particular.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#28 As férias de Salvador Ribeiro. O exercício difícil do descanso necessário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião