Dívida pública recua 2,1 mil milhões de euros em julho
Dívida pública caiu em julho para 275,9 mil milhões de euros, refletindo sobretudo a redução dos títulos de dívida, principalmente de curto prazo.
A dívida pública inverteu a tendência e após quatro aumentos mensais consecutivos diminuiu em julho. De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP), a queda de 2,1 mil milhões de euros face ao mês anterior levou a dívida para 275,9 mil milhões de euros.
O supervisor bancário destaca que esta descida refletiu sobretudo a redução, em dois mil milhões de euros, dos títulos de dívida, principalmente de curto prazo.
A nota de informação indica ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 16,8 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 2,8 mil milhões de euros relativamente a junho. Quando deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 4,9 mil milhões de euros, para 259,2 mil milhões de euros.
(Notícia atualizada às 11h15)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública recua 2,1 mil milhões de euros em julho
{{ noCommentsLabel }}