5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 4 Setembro 2024

União Europeia e Mercosul tentam chegar a acordo comercial. Nos Estados Unidos, o “Livro Bege” da Fed dá sinais sobre a economia e Draghi avalia como está a competitividade da UE.

Os representantes da União Europeia e do Mercado Comum do Sul (Mercosul) reúnem-se para prosseguirem as discussões sobre o acordo comercial entre os dois blocos, enquanto a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) divulga os dados mais recentes sobre a economia norte-americana no seu Livro Bege. Esta quarta-feira fica-se também a conhecer o nível da inflação na OCDE no mês de julho. O ex-presidente do Banco Central Europeu vai ainda entregar um relatório sobre o futuro da competitividade da União Europeia.

Inflação na OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga o Índice de Preços no Consumidor relativo a julho. Em junho, a taxa de inflação no conjunto dos 38 países da OCDE desacelerou para 5,6%, face aos 5,9% registados em maio, naquele que foi o nível mais baixo desde outubro de 2021.

UE e Mercosul tentam chegar a acordo comercial

Representantes da União Europeia e do Mercado Comum do Sul (Mercosul) reúnem-se entre hoje e sexta-feira em Brasília para prosseguirem as discussões sobre o acordo comercial entre os dois blocos. O acordo tem por objetivo eliminar a maior parte dos direitos aduaneiros entre as duas zonas, criando um espaço de mais de 700 milhões de consumidores da União Europeia e do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia).

TCE publica relatório sobre resposta das agências da UE à pandemia

São hoje também divulgadas as conclusões da avaliação do Tribunal de Contas Europeu (TCE) feita à preparação e à resposta do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) à pandemia de covid-19. O ex-ministro das Finanças, João Leão, é o membro do TCE responsável pelo relatório, que resulta daquela que foi a primeira auditoria abrangente do desempenho das duas agências durante uma crise sanitária.

“Livro Bege” da Fed dá sinais sobre a economia

Esta quarta-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) divulga os dados mais recentes sobre a economia norte-americana. Publicado oito vezes por ano, o “Livro Bege” apresenta o resumo das condições e atividade económica do país, com base no reportado pelos diferentes bancos centrais federais. Na edição lançada no final de maio, o Livro Bege referia que a economia dos EUA estava sujeita a “maiores riscos” e que, desde o relatório de abril, os preços subiram a um ritmo “moderado”, pelo que se esperava que continuassem a subir a curto prazo.

Draghi avalia como está a competitividade da UE

É também hoje que o ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, deve entregar um relatório sobre o futuro da competitividade da União Europeia (UE) face a potências rivais como a China ou Estados Unidos. Mario Draghi já defendeu publicamente que a UE tem de investir “uma enorme quantidade de dinheiro público e privado” a curto prazo para competir face aos dois concorrentes mundiais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião