Hoje nas notícias: Autárquicas, Novobanco e chocolate

  • ECO
  • 4 Setembro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Partido Socialista está a equacionar os nomes de Elisa Ferreira e de Fernando Araújo para liderarem a lista das autárquicas à Câmara do Porto. O Fundo de Resolução “avalia todas as possibilidades” para o fim antecipado do mecanismo de capitalização contingente (CCA), que já está a ser negociado com o Novobanco. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

PS avalia Elisa Ferreira e Fernando Araújo para a Câmara do Porto

Numa altura em que falta cerca de um ano para as eleições autárquicas, o médico Fernando Araújo, que se demitiu do cargo de diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em abril, foi sondado pelo PS para encabeçar a lista ao Porto, sendo também visto com bons olhos o nome da ainda comissária europeia Elisa Ferreira. Os ex-ministros José Luís Carneiro e Manuel Pizarro também estão no leque de candidatáveis, mas podem ser testados noutras grandes autarquias.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Fundo de Resolução “avalia todas as possibilidades” para o fim do CCA do Novobanco

O Novobanco e o Fundo de Resolução estão a negociar o fim antecipado do mecanismo de capitalização contingente (CCA), que poderá terminar até ao final de setembro. Fonte oficial do fundo liderado por Luís Máximo dos Santos reconhece que estão a ser avaliadas “todas as possibilidades”, mas sublinha que quer garantir a “preservação dos seus recursos financeiros”. O Fundo de Resolução exige ao banco um “desconto significativo” aos 162 milhões referentes à aplicação da IFRS9, um dos valores a que foi condenado a pagar por decisão arbitral.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Ex-ministro Miguel Macedo regressa a um cargo no PSD, mas não à vida política

Miguel Macedo, ex-ministro do PSD, aceitou integrar a lista de Paulo Cunha, vice-presidente e eurodeputado social-democrata, à liderança da distrital de Braga do partido. No entanto, o também ex-deputado e antigo líder parlamentar do partido rejeita que se trate de um regresso à política, da qual se afastou em 2014 após demitir-se do cargo de ministro da Administração Interna, na sequência de ter sido acusado de três crimes de prevaricação e um de tráfico de influência no caso dos vistos gold.​ “Isso está fora de causa”, garante.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Chocolate vai ficar mais caro à boleia do cacau

Depois de terem valorizado 70% em 2023 no mercado de Nova Iorque (onde os contratos de futuros são a referência mundial), as cotações do cacau continuam a tendência de subida este ano, tendo aumentado 131,90%, ou 5.455 dólares por tonelada, desde janeiro. A seguir aos ovos, é a maior subida percentual entre todas as commodities. Fruto da valorização do cacau, o chocolate também vai ficar mais caro, sendo que já há fabricantes à procura de alternativas para não fazerem refletir todo o aumento de custos no consumidor, tais como porções mais pequenas, de que são exemplo as barritas individuais, e a substituição do cacau por avelã.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Discurso de ódio na GNR e PSP: 591 suspeitos, 13 processos disciplinares e oito castigados

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) concluiu os processos disciplinares instaurados a seis militares da GNR e sete polícias da PSP. A decisão foi despachada esta semana pela ministra Margarida Blasco, que agravou algumas das penas propostas. A Polícia Judiciária está a inquirir os 13 elementos das forças de segurança e já constituiu arguidos por crimes de instigação ao ódio e à discriminação. A Lei da Amnistia publicada na sequência da visita do Papa livrou cinco agentes.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Autárquicas, Novobanco e chocolate

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião