Hoje nas notícias: Vistos, OE2025 e Metropolitano de Lisboa
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Durante os primeiros três meses desde o fim da manifestação de interesse, a média mensal de emissão do visto de procura de trabalho baixou de 1.666 vistos em 2023 para 1.266 este ano. O PS rejeita qualquer solução intermédia para o IRC e recusa totalmente moderar a proposta do IRS Jovem do Governo para viabilizar o Orçamento do Estado de 2025. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Concessão de vistos para imigrantes procurarem trabalho baixou 24%
Nos três meses desde o fim da manifestação de interesse, a média mensal de emissão do visto de procura de trabalho baixou 24% em relação à média mensal do total dos 12 meses do ano anterior (de 1.666 caiu para 1.266), segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A tendência dos vistos de trabalho é idêntica em junho, julho e agosto: a média mensal (733 vistos) foi também inferior à média do ano passado (cerca de 1.080). Estes números não explicam, porém, se esta diminuição decorre de uma menor procura por parte dos imigrantes ou se são os consulados que estão a levantar mais dificuldades a quem procura entrar no país por esta via.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
PS não admite ceder um milímetro na descida do IRC
A direção do PS rejeita qualquer solução intermédia para o IRC e recusa totalmente moderar a proposta do IRS Jovem do Governo para viabilizar o Orçamento do Estado de 2025. Os socialistas estão totalmente inflexíveis em não aceitar qualquer descida do IRC, dificultando nesta matéria um acordo com o Executivo. Se o Governo insistir nelas – o que parece mais ou menos claro e até tem maioria parlamentar para as aprovar, com o Chega no caso do IRS Jovem e com Chega e IL no caso do IRC –, a possibilidade de o PS votar contra o Orçamento do Estado aumenta substancialmente.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Metro executou menos de 1% do investimento do PRR previsto
Em 2023, o Metropolitano de Lisboa executou apenas cerca de 565 mil euros dos 66,2 milhões de euros que tinha orçamentado com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, o que representa menos de 1% do investimento que tinha previsto. No caso do projeto de prolongamento da linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara, o desvio na execução foi de quase 54,62 milhões, enquanto para a construção do metro ligeiro de superfície entre Loures e Odivelas ficaram mais de 9,1 milhões por executar. A empresa justifica estes desvios com atrasos nos concursos e expropriações.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Automóveis vão para abate com média de 24,7 anos
A média de idade dos automóveis que foram para abate na primeira metade de 2024 agravou-se novamente em relação aos últimos anos, fixando-se em 24,7 anos face aos 24,3 anos registados em 2023. De acordo com os dados da Valorcar, foram desmantelados 55.696 veículos em fim de vida nos primeiros seis meses deste ano, o que representa um aumento de 4,6% face a igual período de 2023. A rede recolheu também 10.389 toneladas de resíduos de baterias de chumbo, menos 2,2%.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Empreiteiro e autarcas de Espinho usavam código para esconder corrupção
Joaquim Pinto Moreira e Miguel Reis, ambos ex-autarcas de Espinho tidos como os principais arguidos do processo “Vórtex”, que começa a ser julgado esta quinta-feira no tribunal da cidade, utilizariam códigos para evitar falar em luvas e corrupção. Segundo o construtor e arguido arrependido, Francisco Pessegueiro, acusado de corrupção ativa com vista a obter facilidades no licenciamento de empreendimentos, os dois políticos solicitaram-lhe contrapartidas, mas sem falar em dinheiro vivo. Miguel Reis terá usado a expressão “taxa de urgência” para obter um adiantamento de cinco mil euros e Pinto Moreira terá pedido 50 mil para “démarches de aprovação”.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Vistos, OE2025 e Metropolitano de Lisboa
{{ noCommentsLabel }}