Aeroportos portugueses registam novos recordes de passageiros até julho
Nos primeiros sete meses, os aeroportos portugueses registaram 40 milhões de passageiros, um novo máximo histórico. Reino Unido voltou a ser o principal país de origem e destino.
Depois de os aeroportos portugueses terem registo um número recorde mensal de passageiros no primeiro semestre, a tendência manteve-se também até ao mês de julho, já no pico do verão. Segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), durante os primeiros sete meses de 2024 verificaram-se “máximos históricos” no número de passageiros nos aeroportos nacionais. No total, passaram mais de 40 milhões de passageiros pelos aeroportos nacionais entre janeiro e julho, um aumento de 4,7% face ao mesmo período do ano passado.
Olhando somente para o mês de julho, o INE informa que registou-se um desembarque médio diário de cerca de 120 mil passageiros, valor superior em 2,3% ao registado em julho de 2023 (117,2 mil).
A publicação do INE indica ainda que o Reino Unido voltou a ser o principal país de origem e de destino dos voos nos aeroportos portugueses. Registou-se um aumento de 1,9% e de 2,2% passageiros britânicos desembarcados e embarcados, respetivamente, face ao mesmo período de 2023.
Por seu turno, França, embora tenha registado um decréscimo de 2,4%, ocupou a segunda posição neste ranking, seguindo-lhe Espanha, Alemanha e Itália nas seguintes posições como principais países de origem e de destino.
O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, movimentou metade do total dos 40 milhões de passageiros que aterraram e partiram de Portugal. Segundo o INE, trata-se de um aumento de 4,7% quando comparado com os primeiros sete meses do ano passado. Por seu turno, o aeroporto do Porto concentrou 22,6% do total de passageiros movimentados (9,1 milhões; +5,6%). Já o aeroporto de Faro registou um crescimento de 2,3% no movimento de passageiros, totalizando 5,5 milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aeroportos portugueses registam novos recordes de passageiros até julho
{{ noCommentsLabel }}