Subsídio médio de desemprego de vítimas de violência doméstica ronda 653 euros
Há mais de 30 subsídios de desemprego atribuídos ao abrigo do estatuto de vítimas de violência doméstica. Valor média ronda os 653 euros.
O número de pessoas que recebem subsídio de desemprego ao abrigo do estatuto de vítimas de violência doméstica ascende a 32, tendo um valor médio mensal de 652,58 euros, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, remetidos ao parlamento.
Em resposta a uma pergunta do Livre, o ministério tutelado por Rosário da Palma Ramalho indica que se registaram 32 pedidos de subsídio de desemprego de vítimas de violência doméstica deferidos e dez indeferidos. O valor mensal varia de distrito para distrito, mas na média total do país cifra-se em 652,58 euros.
O valor mais elevado regista-se em Viana do Castelo, com uma pessoa a receber 935,38 euros, e o mais baixo em Santarém, com duas vítimas a receberam 571,06 euros. Em Lisboa, seis vítimas de violência doméstica recebem subsídio de desemprego, num valor que ascende a 707,80 euros, e no Porto uma pessoa, no valor de 693,90 euros.
Em novembro de 2023, a proteção no desemprego para trabalhadores por conta de outrem e para trabalhadores independentes mudou, de modo a facilitar o acesso das vítimas de violência doméstica. O subsídio de desemprego, concedido ao abrigo do estatuto, prevê o cumprimento do prazo mínimo normal de descontos para a Segurança Social, mas considera que estão em causa situações de desemprego involuntário, sendo a duração máxima deste apoio é igual ao de qualquer desempregado (ano e meio).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Subsídio médio de desemprego de vítimas de violência doméstica ronda 653 euros
{{ noCommentsLabel }}